segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Furadeira é usada em cirurgias no Hospital de Trauma, diz médico

Imagem ilustrativa
Equipamento que deveria ser usado, o craniótomo, está quebrado. Médico esclareceu que uso da furadeira aumenta o risco das cirurgias.
O médico e membro da associação dos médicos da Paraíba, Ronald Farias, disse nesta segunda-feira (5) que o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, localizado em João Pessoa estaria usando uma furadeira comum para realizar cirurgias cranianas. O aparelho normalmente usado para realizar este tipo de cirurgias, conhecido como craniótomo, está quebrado. O hospital é gerenciado pela Cruz Vermelha.

A afirmação foi feita em uma entrevista à Rede Paraíba de Comunicação, da qual fazem parte o G1 Paraíba, TV Cabo Branco e TV Paraíba, durante uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa que discutia a saúde na capital. O hospital, que é o maior do estado, é referência em situações de emergência e recebe pacientes vindos de cidades do interior e até dos estados vizinhos.

Segundo o médico, esse aparelho serve para abrir o crânio e de acordo com ele, com o craniótomo é possível realizar o procedimento em 10 minutos e sem o aparelho este mesmo procedimento dura cerca de uma hora e pode ser prejudicial ao paciente. O médico afirmou que este aparelho está quebrado e que precisa ser rapidamente consertado.

O médico ainda aproveitou o momento para criticar a atual gestão do hospital, que foi terceirizada pelo Estado e está sob administração da Cruz Vermelha desde 6 de julho. Segundo ele, o simples fato de mudar apenas a gestão estatal para a gestão privada não vai resolver os problemas do local. “Existem vários outros fatores que precisam ser melhorados na atual situação, então a gente entende que o melhor posicionamento para resolver isso seria a criação da empresa paraibana de hospitais”, completou.

“Então, esse aparelho é apenas um assunto do todo, porque quando você privativa a saúde não há interesse maior dos empresários em querer resolver os problemas. Porque quanto mais economia tiver, mais lucros eles vão obter. Então o nosso questionamento é justamente esse de que a gestão na saúde pública é prejudicial”, afirmou Ronald.

Resposta

De acordo com nota enviada pela Cruz Vermelha, “os craniotomos estão quebrados há mais de um ano, já foram consertados e voltaram a não funcionar – situação esta, inclusive, anterior ao início da gestão Cruz Vermelha”. Através da nota, a entidade garante que já estavam previstos para a próxima leva de manutenção, esta semana, que caso não apresentem condições para aproveitamento, será providenciada a compra de novos equipamentos.

Nota do Estado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) da Paraíba enviou nota à imprensa desmentindo as informações do médico e membro da associação dos médicos da Paraíba, Ronald Farias. Segundo a nota, o Trauma possui dois craniótomos e três trépanos, equipamentos utilizados nas cirurgias neurológicas, que estão em pleno funcionamento.

Atualizado em 05/09/2011 21h25
Do G1 PB
Portal Bananeiras Online

3 comentários:

  1. é que diferença faz vai ter que furar o osso mesmo!!!!!! é a mesma maquina meu blodher o povo gosta de um muido danado.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero é ver o circo pegar fogo.

    Gente, o grande problema é que a paceira entre a Cruz Vermelha e o Governo do Estado da Paraíba está dando certo e os serviços prestados pelo Hospital de Traumas estão caminhando rumo a excelência ai os adversários começam a perder a cabeça e ampliar a campanha difamatória pra em 2012 tentar desviar o debate de propóstas e projetos para escândalos fabricados, já que eles não terão como comparar os governos piff deles com a então Gestão Socialista que paira pelo estado e em especial na Capital, alvo maior da oposição.
    Paciência oposição, você vai ter que pedala muito.

    Edcarlos Trevisano

    ResponderExcluir
  3. Sabemos que os dois governadores anteriores não foram tão bem na saúde, principalmente o menino de campina que não foi bem em nada, quer dizer só nos escândalos, mas o problema é que esse tal socialismo criado pelo 40 tá demorando sai do papel e sociedade, principalmente os mais necessitados do serviço público não aguentam mais essa espera, essa ladainha de que a culpa é do gestor passado,vamos se mexer que a fila fila anda, vamos deixar de olhar para o retrovisor, quem vive de passado é museu e quem anda para trás é caranguejo. 09 meses se passaram e na Paraíba tudo tá se movimentando, os professores, a policia, os funcionários da saúde, os médicos, até os membros da justiça estão insatisfeitos,no nosso estado as estradas estão acabadas, a saúde em coma, a educação está leiga, a bandidagem está em alta principalmente em Bananeiras, enquanto isso no Palácio da Redenção o mago diz paciência, o estado está crescendo e vai melhorar. Duas coisas ou ele pensa que o povo é besta ou tá pensando que vai ter dois mandatos, até por que até agora ele não disse para que veio, aliás ele veio só para melhorar seu padrão de vida já que um governador ganha muito bem, e por outro lado veio para rasgar elogios ao governador de Pernambuco, coisa que saber muito bem. E por fim vamos continuar construindo um novo estado que tem mais de 1120 pessoas assinadas só esse ano e tem furadeira furando ossos nos hospitais paraibanos, isso é que é evolução tecnológica.

    ResponderExcluir

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online