sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Hospital de Campina Grande, PB, confirma 3º caso de bactéria KPC

Segundo médica, mulher de 29 anos não apresenta quadro de infecção. Três pacientes estão internados em setor isolado para não aumentar riscos.

A direção do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande confirmou na quinta-feira (29) que mais um paciente foi diagnosticado com a bactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC). É o terceiro caso registrado na unidade hospitalar. De acordo com a infectologista Priscila Sá, a presença da superbactéria foi confirmada por meio de um exame de coleta de secreção.

O diretor Flaubert Cruz explicou a situação. “Ela possui nas mucosas a bactéria, mas não tem a infecção. Qualquer um de nós que frequenta ambiente hospitalar pode ser colonizado, porém a infecção acomete pessoas com imunodepressão ou doenças graves”, disse.

Além dela, outros dois pacientes continuam internados desde agosto apresentando o mesmo quadro, sendo um homem de 41 anos do município de São João do Cariri e uma mulher de 29 anos de Campina Grande. Até a quinta-feira, a paciente de Campina Grande era a única que havia desenvolvido infecção.

Todos permanecem internados em setores isolados e são atendidos por uma equipe médica exclusiva. O objetivo, segundo a infectologista, é evitar agravamento no estado de saúde deles e riscos de contaminação em outros setores do hospital.

Segundo a médica Priscila Sá, os pacientes que têm a bactéria no corpo não desenvolvem, necessariamente, uma infecção. “Na maioria das vezes, a bactéria está presente no organismo, mas se desenvolve quando a imunidade da pessoa não é suficiente para combatê-la”, explicou.

Ainda conforme a infectologista, a KPC adquiriu um mecanismo de resistência a antibióticos potentes, por isso se instala principalmente em pacientes que estão internados em estado grave em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).. Ela provoca principalmente pneumonia e infecção urinária. Para evitar contágio, é importante que pacientes, visitantes e funcionários tenham cuidado redobrado com a higiene.

Com G1PB
Portal Bananeiras Online

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online