quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Procon-PB orienta os consumidores durante a greve dos bancários

Contas de água e luz, por exemplo, podem ser pagas em casas lotéricas. Terminal de autoatendimento também é uma opção para pagar as contas.

Por causa da greve dos bancários, que começou nesta terça-feira (27) em todo país, o Procon da Paraíba divulgou algumas orientações para que os consumidores não tenham nenhum prejuízo durante o período que alguns dos serviços dos bancos estão paralisados.

O órgão lembrou que, legalmente, a greve dos funcionários das instituições bancárias não gera abatimento de juros por atraso no pagamento de contas. Ou seja, caso o consumidor atrase a quitação de alguma dívida, as multas e os juros relativos ao atraso serão cobrados normalmente.

Para não deixar as contas em atraso, o Procon orienta o consumidor a procurar uma casa lotérica ou lojas de departamento que são autorizadas a aceitar contas de consumo (como água, energia e telefone, por exemplo).  Há ainda a possibilidade de pagamento nos terminais de autoatendimento, por meio da leitura do código de barras, ou ainda o pagamento por transferência eletrônica realizada pela internet.

Para aquelas pessoas que estão com contas em atraso, que só podem ser pagas em uma agência bancária, a indicação é entrar em contato com a empresa credora para buscar outras formas de pagamento. Já no caso dos clientes das instituições financeiras que não possuem cartão para saque nos terminais de autoatendimento e fazem movimentações apenas na “boca do caixa”, a orientação é entrar em contato com o banco por telefone e solicitar uma alternativa para a realização de saques.

O Procon destacou que a greve dos funcionários por melhores salários não exime a instituição de tomar as soluções cabíveis nos casos emergenciais. Mais informações do Procon-PB podem ser obtidas através do 0800-281-1512 ou do 3218-5442.

G1 PB
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