sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MP faz audiência para avaliar distribuição de ambulâncias na PB

Denúncia sobre ambulâncias paradas foi feita pelo Fantástico. Órgão quer levantar informações para abrir inquérito investigativo.

O Ministério Público da Paraíba realiza uma audiência nesta quinta-feira (27) para levantar informações e instaurar um procedimento investigativo sobre as centrais de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que não estão funcionando efetivamente no estado. O órgão quer saber onde estão as ambulâncias, se houve repasse do Governo Federal e o porquê das centrais não estarem funcionando. A denúncia foi feita há um mês, no dia 25 de setembro, pelo Fantástico.

A reportagem especial percorreu sete estados do país mostrando a situação precária de alguns, enquanto em outros foram encontradas ambulâncias novas paradas. Na Paraíba, um dos estados que mais receberam ambulâncias no ano passado, dos 160 novos carros 90 ainda estavam parados na época da reportagem e nunca haviam sido utilizadas para atender a população.

A situação foi encontrada em Juripiranga, Guarabira e Sapé. Os gestores procurados pela reportagem argumentaram que as cidades receberam as ambulâncias novas, mas não disponibilizam de infraestrutura adequada para recebê-las.

Confira também: RC aluga 32 ambulâncias por R$ 5 milhões, enquanto o Fantástico denuncia veículos nunca usados
* Fantástico denuncia ambulâncias paradas e quebradas na Paraíba

O secretário de Saúde do estado, Waldson Dias de Souza, culpou o governo anterior argumentando que as ambulâncias foram entregues seguindo critérios políticos de 'agraciamento'. Para ele, não houve escolha técnica. O objetivo agora seria colocar todas as bases dos municípios em funcionamento e avaliar as cidades que não têm estrutura para receber uma base Samu.

Dois ex-secretários falaram em nome do ex-governador José Maranhão, respondendo que a distribuição das ambulâncias seguiu os critérios do Ministério da Saúde.

A audiência que discute a gestão da rede do Samu acontece às 17h na sede do Ministério Público Estadual em João Pessoa. Participam o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde (Caop), Adriana Amorim, outros 39 promotores de Justiça, o secretário Waldson de Souza e representantes da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa).

Com G1PB
Portal Bananeiras Online

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online