sábado, 5 de novembro de 2011

Em 10 meses: PB já teve 448 mortes no trânsito

Na Paraíba, os acidentes de trânsito já vitimaram fatalmente 448 pessoas este ano, segundo dados do Sistema de informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

Em 2010, foram 845 vítimas mortas em acidentes de trânsito. 

Somente em João Pessoa, ocorreram, de janeiro a outubro deste ano, 4.828 acidentes de trânsito cujas vítimas não vieram a óbito, de acordo com os registros da Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans). A partir das 17h, ocorrerá no Busto de Tamandaré um ato público para conscientizar a população sobre os perigos da mistura álcool e direção.

O ato público é organizado pela Ordem de Advogados do Brasil (OAB-PB), o Movimento pela Paz e Não Violência (MovPaz) e o grupo Mães na Dor. Para a ação, serão colocadas 150 cruzes na areia da praia, além de um carro capotado, uma moto danificada e várias garrafas vazias de bebidas alcoólicas espalhadas entre as cruzes. 

Segundo o coordenador do MovPaz, Almir Laureano, são esperadas aproximadamente duas mil pessoas hoje. “Cerca de 70% da população paraibana consomem bebida alcoólica. A nossa intenção não é pedir que essas pessoas parem de beber, mas que elas tenham consciência e não dirijam sob o efeito do álcool, pois essa atitude coloca em risco a vida de todos. Nós apoiamos o Projeto de Lei do deputado Ruy Carneiro e queremos que a fiscalização e a punição contra as pessoas que agem dessa maneira sejam mais severas”, declarou.

O presidente da OAB-PB ainda afirmou que realizou uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran) e a STTrans para criar a Comissão de Educação para o Trânsito. “A Comissão vai trabalhar com a conscientização das crianças nas escolas e, pelo menos em um fim de semana do mês, fará panfletagem nos bares da orla da Capital. Nossa intenção é promover a conscientização de maneira efetiva”, explicou.

Dois acidentes em menos de duas horas

Na manhã de ontem, ocorreram dois acidentes em menos de duas horas na Avenida Beira Rio, em frente ao Sindicato dos Bancários. De acordo com uma testemunha, o primeiro acidente ocorreu às 07h00 e envolveu um motoqueiro, que teve ferimentos leves. O segundo acidente ocorreu 20 minutos depois e envolveu três carros. Não houve vítimas fatais e a testemunha ainda afirmou que ocorrem acidentes na avenida frequentemente. 

O advogado de defesa do psicólogo Eduardo Henrique Paredes, responsável pelo acidente que vitimou a defensora pública Fátima Lopes em janeiro do ano passado, entrou com um recurso no Tribunal de Justiça do Estado para modificar a acusação de homicídio doloso para culposo (sem intenção de matar). No entanto, ainda não foi liberada nenhuma decisão.

Acidentes sem vítimas fatais de janeiro a 31 de outubro 2011 (Fonte: STTrans).

Abarroamento – 2.704
Atropelamento – 84
Capotamento – 25
Choque – 732
Colisão – 1.283
Total = 4.828

Com Portal Correio
Portal Bananeiras Online

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online