domingo, 26 de junho de 2011

Inscrição para o Vestibular 2012 da UEPB começa em 1º agosto

Mais de 31,5 mil estudantes solicitaram à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) isenção do pagamento de taxa de inscrição e inclusão no sistema de cotas para escolas públicas no Vestibular 2012 da instituição.
 A Comissão Permanente de Vestibular (Comvest) adiantou ao Jornal da Paraíba que o período de inscrição para o processo seletivo deste ano deverá ser de 1º a 17 de Agosto.

Já as provas serão feitas em dois dias, sendo realizadas em 4 e 5 de dezembro, com 110 questões, redação e tempo de duração aumentado para cinco horas. Este ano serão oferecidas 4.768 vagas, sendo 3.640 pelo Vestibular UEPB, dos quais 1.820 são cotas; além de 1.128 pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O prazo para solicitação de isenção terminou no último dia 10 de junho. Porém, devido a atrasos de entregas das documentações através dos Correios, principalmente para cidades mais distantes e outros Estados, a Comvest ainda está contabilizando o total de candidatos a requerer isenção para o próximo vestibular.

“Até o momento, pelo menos seis mil inscritos na isenção já estão fora do processo, porque recebemos apenas pouco mais de 24 mil documentos. Estes ainda serão analisados, para conferir se estão com documentação de acordo com o que é exigido”, informou o professor Ivan Barros, presidente da Comvest.

De acordo com a comissão, o processo seletivo de 2012 terá seu Edital e Resolução publicados entre o fim de junho e a primeira semana de julho, provavelmente no dia 4 do próximo mês. Nele serão confirmadas as datas de inscrição e de realização das provas. Diferentemente do último ano, o novo processo seletivo da instituição será reduzido de três para apenas dois dias. A primeira data, que inclui Português, Literatura e Língua Estrangeira, terá agora 50 questões, além da redação. A novidade é também a prova de Literatura, que passou de dez para 15 questões. A segunda terá 60 questões e é feita de acordo com a área do conhecimento escolhida pelo candidato.

A alteração não tem vínculo com a adoção do Enem como método de entrada. “Já era uma discussão antiga essa mudança, devido à reclamação de candidatos pelo número exagerado de dias de provas, principalmente para aqueles que trabalham e precisam se ausentar para fazer a seleção. Com isso, nos adequamos a uma tendência nacional”, explica Ivan Barros.

A comissão ainda está aceitando todas as documentações que estão chegando, desde que tenham sido enviadas até o encerramento do prazo dado, no último dia 10 de junho. No próximo dia 11 de julho, será publicada no site da Comvest (http://comvest.uepb.edu.br) a listagem com a relação de candidatos que tiveram deferidos seus pedidos de isenção na inscrição e de cotas para instituições públicas da Paraíba.

João Paulo Medeiros
Do Jornal da Paraíba

Paraíba 1

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online