quinta-feira, 7 de julho de 2011

Beneficiários do programa Uma Terra e Duas Águas estão sendo capacitados em Bananeiras

25 famílias de agricultores de Bananeiras estão recebendo a capacitação do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), na área de atuação da Associação de Diálogo Nordestino, AS-PTA e CEOP.
 O encontro teve início nesta terça-feira dia 05, no Centro do Idoso no Conjunto Augusto Bezerra, município de Bananeiras, segundo Afrânio Pereira, um dos organizadores e membro da Associação, o evento terminará nesta quinta-feira (07), com a participação de representantes de 25 municípios do brejo e do curimataú paraibano.


Comunidades Beneficiadas

A Capacitação de Beneficiários de Cisterna Calçadão em Manejo de Sistema Simplificado de Água para Produção alcança quatro comunidades de Bananeiras, Jaracatiá, Gamelas, Baixa Verde e Assentamento Nossa Senhora de Fátima, no total de 25 famílias.

A capacitação está sendo feita por uma equipe da Associação de Diálogo Nordestino do município de Bananeiras, onde estão sendo apresentadas as tecnologias em:
Cisterna Calçadão



É uma cisterna com capacidade de estocar até 25 mil litros de água, ligada a um calçadão de 200 metros quadrados que serve como área de captação da água das chuvas.

Tanque de Pedra
É mais um reservatório de água que garante o abastecimento das famílias.  
Barragens Subterrâneas



O modelo mais usado no Brasil é o que é feito com lona plástica.
Como conquistar esses benefícios?
A mobilização social da comunidade é um componente fundamental. É a comunidade reunida em assembléia, que define as famílias que serão beneficiadas, a partir de critérios claros e acordados previamente. O número de crianças e adolescentes em situação de risco, a existência de locais apropriados para as construções e o desenvolvimento da família na organização comunitária são alguns dos requisitos para a seleção das famílias.
Da redação
Bananeiras Online

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online