domingo, 31 de julho de 2011

Mobilização “Nossa Bandeira é a Cultura” defenderá a mudança da bandeira da Paraíba

Programação cultural em prol da mudança será realizado no Centro Histórico no aniversário de João Pessoa. 
A sexta-feira do próximo dia 5 de agosto, quando se comemora o 426º aniversário da cidade de João Pessoa, será marcada por uma mobilização, organizada pelo Movimento Varadouro Cultural, que defende a mudança da bandeira da Paraíba.

O evento “Nossa Bandeira é a Cultura” acontece nas casas culturais e nas ruas do Centro Histórico de João Pessoa e conta com um dia inteiro de programação que envolve exposições de arte, rodas de conversa, exibição de vídeos, Cortejo Multicultural com batuqueiros e brincantes, lançamento de livro, shows e outras intervenções artísticas.

Além de convidar a população para um dia de celebração à identidade cultural paraibana, à produção local e aos artistas da terra, as atividades visam estimular uma reflexão sobre os acontecimentos históricos que provocaram a mudança da bandeira da Paraíba em 1930. Os integrantes do movimento entendem que a busca pelo fortalecimento da identidade cultural passa, necessariamente, pela reflexão sobre nossos símbolos, sobre nossa bandeira.

Porque mudar
Em 1930, o colorido da “bandeira verde e branca” foi trocado pelo rubro-negro da “bandeira do Nego”, símbolo do sangue e do luto pela morte de João Pessoa, na época Presidente da Paraíba. Para o Varadouro Cultural, embora a atual bandeira do estado seja fruto de um importante momento da nossa história, o contexto histórico representado, sua essência negativa, o luto e o sangue, não representam o povo paraibano em sua essência.

“Somos parte de um estado lindo, berço do sol nascente, rico em belezas naturais, com suas matas, habitado por um povo alegre, acolhedor, de paz; queremos ver felicidade em nosso símbolo. Por isso, o retorno da bandeira original do Estado da Paraíba, primeira do período republicano, é a reivindicação fundamental de nossa busca pela valorização da nossa identidade paraibana”, defende Gabriel Moura, percussionista, advogado e integrante do Varadouro Cultural.

Para Danylo Aguiar, músico, produtor cultural e também representante do movimento, “a bandeira é um importante símbolo do povo e deve representar a todos e não apenas a um acontecimento ou pessoa. A afeição do povo com nossa bandeira, com nossos símbolos, é essencial para o fortalecimento de nossa identidade cultural. Ter como nosso símbolo o luto, o sangue e um permanente ´nego´ é um fardo que o povo paraibano não merece carregar”.

Quem defende

Danylo e Gabriel lembram que a reivindicação do retorno da bandeira vem sendo trazido ao longo das décadas por pessoas que acreditam na importância dos símbolos a exemplo dos movimentos “Bandeira Viva” e “Paraíba Capital Parahyba”. Estão envolvidos na ação as casas de cultura do Centro Histórico: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, Espaço Mundo, Casa de Musicultura, Casa de Cultura Cia da Terra, Pogo Pub; além da Derrame Produções, HTV Produções, além dos grupos de teatro SerTão Teatro, Quem tem Boca é pra Gritar, Los Iranzi e Cia Limiar; artistas, bandas, grupos de cultura popular e cidadãos.

A mobilização em torno do projeto já tem envolvido várias atividades, entre elas uma oficina de confecção de bandeiras e a programação do 05 de agosto. Mesmo após a passagem da data, o movimento segue com atividades destinadas a celebrar a arte, democratizar a informação e estimular a reflexão sobre as questões importantes para nossa cultura.

Confira a programação completa do 5 de agosto

9h, Casarão 34
Café da manhã
Performances com participação de artistas locais
Instalação do artista plástico Rafael RG “Parahyba”

10h, Casarão 34
Mesa-redonda: “A relação iconográfica e sua representação de sociedade”, com a Prof. Dra. Tereza Santana (Antropóloga UFPB) e o Prof. Dr. João de Lima (Comunicólogo UFPB)

14h, Ateliê Multicutural Elioenai Gomes
Exibição de um vídeo sobre à temática
Roda de conversa sobre “Identidade(s) e Valorização da Cultura Paraibana”
Elaboração de uma carta aberta

17h, Ateliê Multicultural Elioenai Gomes
Cortejo Multicultural passando pelo Casarão 34 (Praça do Bispo) e em direção a Festa das Neves (Ponto de Cem Réis)

18h, Casarão 34
Lançamento e Sarau Poético do livro “Dias D’iversos”, de Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, pela editora UFPB
Carrinho PB POP com muita música paraibana e microfone aberto

23h30, Ponto de Cem Réis
Cortejo Livre em direção a Praça Antenor Navarro

00h, Praça Antenor Navarro
Chegada do Cortejo Livre e intervenções artísticas

00h, Casa de Cultura Cia da Terra
Exibição do curta-metragem “N.E.G.O”, de Chico Sales

00h30, Casa de Musicultura
Carimboys
Nectar do Groove
Furmiga Dub e participações (Alex Madureira, Stephan, Escurinho e mais convidados avulsos)

00h30, Espaço Mundo
Monstro
Seu Pereira
Dj Faissal

00h30, Pogo Pub
Trio pé de serra
Emboscada New Reggae
Dj Guirraiz

Diario do Brejo
Bananeiras Online

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online