segunda-feira, 10 de outubro de 2011

DIA DAS CRIANÇAS? É MESMO?

Interessante observar que a criação do badalado dia das crianças no Brasil, foi sugerido pelo então Deputado Federal Galdino do Vale Filho, isto no ano de 1920.

Foi precisamente em 05 de novembro de 1924 que o decreto do Deputado Galdino declarando o dia 12 de outubro como o dia dos pequeninos, foi aprovado pela Câmara.

Mas, do ponto de vista prático, o dia dos pequeninos ou das crianças, passou a ser comemorado oficialmente em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto à empresa Johnson e Johnson para lançarem a semana do bebê robusto e assim aumentarem suas vendas.

Desse modo, o dia das crianças passou a ser conhecido nacionalmente como o dia das crianças ganharem presentes. Já na esfera mundial, muitos países comemoram o dia das crianças em datas diferentes, a índia, por exemplo, em 15 de novembro; em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece em 01 de julho e na China e Japão, em 05 de maio.

Acredita-se que o gasto médio com presentes no dia das crianças nos shoppings este ano, será entre R$ 100 e R$ 130 reais (Associação Brasileira de Shopping Centers - Abrasce). Vale ressaltar que o dia das crianças só fica atrás do Natal, dia das mães, dia dos namorados e dia dos pais.  A expectativa é de que as vendas aumentem em média 8% na comparação do ano passado.

Mediante o exposto, compreende-se que o dia 12 de outubro é uma data criada pelas grandes empresas de brinquedos do país para incentivarem as vendas de produtos infantis. Historicamente, o dia universal da criança foi aprovado pela ONU em 20 de novembro de 1959. O documento da ONU contém os direitos da criança, tais como: proteção, cuidados especiais antes e depois do nascimento e etc.

Talvez, o dia das crianças poderia ser melhor comemorado no dia 20 de novembro, que tal? A data 20 de novembro de 1959 é marcada pela criação da Declaração dos Direitos da Criança, pois segundo a declaração, toda criança deve ser respeitada independentemente de raça, cor, credo e sexo e, mais, toda criança tem direito a educação, cuidados médicos, lazer e a proteção contra a exploração. 

Infelizmente os direitos da criança são desrespeitados até os dias de hoje, inclusive no Brasil.

Percebe-se crianças morando nas ruas, se prostituindo, nos lixões das grandes cidades, trabalhando feitas pessoas adultas, vítimas de todo tipo de violência e o pior, sendo exploradas sexualmente; em suma, crianças vítimas de toda sorte de negligência humana.

Segundo o Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), ainda é dramática a questão do trabalho infantil no Brasil, pois cerca 1,2 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos são vítimas de exploração. 

Na região Nordeste, o índice de trabalho infantil com crianças entre 5 e 17 anos é de 16,6%, sem contar com a fome que atinge mais de 6 milhões de crianças em todo o Brasil. Chega de dados!

Vamos voltar à temática do texto, Dia das crianças? É mesmo? Era uma vez o dia 12 das crianças, com brinquedos, festas, doces e muita fantasia. Na verdade, o dia 12 de outubro, talvez, esteja cercado de muito lucro, hipocrisia e pura falsidade, pois a sua comemoração parece ser válida apenas para quem tem dinheiro, presentes e apego a shoppings e parques de diversões.

Acredita-se que o dia das crianças deve ser todos os dias, pois se não praticarmos ou pelo menos tentarmos praticar os direitos da criança cotidianamente, de nada valerá termos uma data festiva e colorida. Pela lógica histórica, o dia das crianças deveria ser no dia 20 de novembro, se levar em conta a criação dos direitos da criança.

Em meio a era do “dinheiro pode tudo” e do dia 12 de outubro mergulhado em presentes e festinhas coloridas, aprendamos a amar e a tratar bem as crianças, pois delas é o reino de Deus. E o dia 12 de outubro?
Adriano Trajano
Pastor da Igreja Batista em Chã Preta/AL
Portal Bananeiras Online

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online