terça-feira, 25 de outubro de 2011

TRE diploma Cássio Cunha Lima como senador pela Paraíba

Diploma foi entregue na tarde desta terça-feira (25) em sessão da corte. Resta ao ex-governador tomar posse no Senado Federal.

O Tribunal Regional da Paraíba entregou, na tarde desta terça-feira (25), o diploma de senador eleito a Cássio Cunha Lima (PSDB). A entrega aconteceu durante sessão do pleno da corte. O próximo passo dele agora é posse no Senado Federal. O tucano acredita que isso deve acontecer ainda nesta semana.

Cássio disse que viaja nesta quarta-feira a Brasília e a expectativa é de tomar posse ainda amanhã ou no máximo na quinta-feira. Ele enfatizou que não acredita em tentativa de protelação por parte da mesa diretora do Senado. O senador diplomado afirmou que se isso acontecer será um “atentando à democracia”.

Na última quarta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou agravos colocados pela coligação do PMDB para impedir a ida de Cássio para o Senado. A corte determinou que ele fosse empossado de forma imediata. Um dia depois a decisão foi comunicada ao Tribunal Superior Eleitoral e na sexta-feira (21) foi enviada ao TRE. Na segunda-feira (24), o tribunal paraibano retotalizou e revalidou os votos do tucano lhe colocando na condição de eleito.

Candidato mais votado na disputa para o Senado em 2010, Cássio teve a candidatura barrada pelo TRE com base na Lei da Ficha Limpa. Ele foi considerado "ficha suja" porque teve seu mandato de governador cassado em 2008, por abuso de poder econômico e político durante as eleições de 2006 quando foi reeleito.

Em novembro do ano passado o TSE manteve a decisão do TRE e com isso Cássio entrou com recurso no STF. Em maio, após a decisão do próprio STF que a Ficha Limpa não teria validade nas eleições do ano passado, o ministro Joaquim Barbosa deu provimento ao recurso de Cássio e ele ganhou o direito de tomar posse no Senado.

Multidão foi acompanhar diplomação do ex-governador Cássio Cunha Lima (Foto: Maurício Melo/G1 PB)
Multidão acompanhou diplomação do ex-governador
Cássio Cunha Lima (Foto: Maurício Melo/G1 PB)

Com a diplomação de Cássio vai haver uma alteração na representação da Paraíba no Senado Federal. Pois o senador Wilson Santiago (PMDB), que foi o terceiro mais votado nas eleições do ano passado, vai ter que deixar o mandato.

Protesto

Os funcionários do Tribunal, em greve desde o dia 13, aproveitaram o momento de lotação da casa para dar mais visibilidade aos seus pleitos. Palavras de ordem se misturaram à comemoração das pessoas que lotaram o plenário. Eles reclamam por estarem há cinco anos sem aumento e reivindicam um reajuste salarial.

Com G1PB
Portal Bananeiras Online

3 comentários:

  1. vejam com é as coisas nê!!
    em outra ocassião,o ex-governador cássio éra o maior vilão do mundo,o mais corruppcto, o maior comprador de votos da paraiba.
    pois não é que agora atualmente o cára é canonizado e batizado como santo.

    ResponderExcluir
  2. brasil um pais desmoralizado, aonde o seu povo pede justiça atravéz de uma baixo assinado que contou com mais de 2 milhões de assinatura pedindo que políticos de ficha surja fossem barrados, mais infelismente nem isso foi o suficiente para que a justiça fizesem prevalecer a lei .
    e e´por isso que cássio está sendo a bola da vez cheio de moral como se nada tivesse acontecido.

    ResponderExcluir
  3. não era o cássio cunha lima ,que entregava malas de dinheiro para os vereadores,entregarem um dia antes da eleição e ainda anoite ,pra ninguém ver ,pois inventavam um tal de churrasco para entregar por baixo das mesas ,rsrsrsr
    do que adiantou ?entregar tanto dinheiro!!!

    ResponderExcluir

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online