segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Morte em academias de ginástica; cardiologista fala sobre o assunto e dá dicas de prevenção

Nos últimos dias a Paraíba assistiu a morte de dois paraibanos ocorrida de forma inusitada e jamais vista. Uma jovem de 26 anos e um homem de 43 anos...

...morreram no momento em que faziam exercícios físicos em academias de ginástica. O primeiro caso aconteceu na cidade do Recife no último dia 27 e teve como vítima a jovem Ana Carolina Cardoso, de 26 anos, filha do jornalista Gutemberg Cardoso.

A jovem sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) quando fazia exercício em uma academia na cidade de Recife. Segundo Gutemberg, sua filha fazia exercícios e passou mal. Imediatamente foi socorrida por um médico que estava na academia. Ana Carolina sofreu duas paradas cardíacas e foi imediatamente atendida no Hospital Boa Viagem e na manhã desta quinta-feira (27), foi transferida para o Hospital da Unimed 2 de Recife. Após a internação, a jovem sofreu mais quatro paradas cardíacas e faleceu. 

O outro caso semelhante aconteceu na última sexta-feira e teve como vitima o jovem Jordivan Ferreira de Lucena, 40 anos, filho do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB). Liberalino Ferreira de Lucena. 

Como de costume todas as manhãs Jordivan Lucena fazia físicos na Academia Oxigênio, localizada na Rua São José, Santo Antonio em Patos. Era por volta das 6 horas quando ele se sentiu mal, segundo informações preliminares e veio a óbito logo em seguida. Uma equipe do Samu foi chamada ao local para fazer o atendimento, mas já encontrou Jordivan sem vida. A constatação inicial foi de parada cardiorrespiratória.
Médica cardiologista fala sobre o assunto orienta as pessoas sobre cuidados 

De acordo com a médica, Suzana Forte, especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) o aumento da conscientização sobre os fatores de risco de doenças cardiovasculares provocou mudanças no estilo de vida de um maior percentual da população, na busca de minimizá-los. 

“Isso aumentou a demanda e o incentivo à salutar prática de atividade física, porém é imprescindível que as pessoas, antes de iniciarem a prática de exercício físico procurem um médico especialista, que fará uma avaliação clínica completa, com exame físico e exames complementares e dará orientações quanto ao tipo de exercício, freqüência, intensidade e duração, pois o tipo de atividade física deve ser adaptado a cada pessoa, respeitando suas limitações físicas, cardíacas e músculo e esquelética”, orienta.

Suzana Forte explica que a partir da liberação médica para a prática de atividade física é que a pessoa estará realmente apta a iniciá-la, devendo manter uma supervisão médica constante, com reavaliação clínica periódica, “pois o exercício sem os devidos cuidados prévios pode tornar-se passível de provocar males que se pretende evitar, como por exemplo: algumas patologias cardiovasculares ou até mesmo um desfecho trágico, como a morte súbita”, alerta a cardiologista. 

Ela afirma que ao mesmo tempo uma avaliação cuidadosa pode diagnosticar possíveis patologias ou doença congênita que até então não se tinha conhecimento, possibilitando o tratamento adequado em tempo hábil, evitando assim surpresas desagradáveis. Suzana Forte explica que a prática de atividade física é recomendada como método coadjuvante na prevenção das doenças cardiovasculares, cuja incidência é maior nas pessoas sedentárias do que nas pessoas ativas, o que é aceito como verdade pelo mundo científico. 

Ainda segundo a cardiologista a prática de atividade física também proporciona um bem estar, do ponto de vista psicológico, diminuindo os níveis de ansiedade, de depressão, diminuição da agressividade e melhora na qualidade de vida, fazendo com que a vida média do cidadão tenha progressivamente aumentado em todo o mundo, principalmente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. “Elegemos o exercício físico como um grande benefício à saúde da população, respeitando obviamente os cuidados necessários a sua prescrição”, finalizou Suzana Forte.

Paulo Cosme
Paraíba.com.br - Portal Bananeiras Online

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online