quinta-feira, 28 de julho de 2011

O escritor Manoel Luiz lançará livro: Satuba - Escola de muitos, privilégio de pouco

O Instituto Federal de Alagoas – Campus de Satuba, estará comemorando cem anos de atuação como instituição de ensino agrícola e veterinário. Neste mês de agosto a direção juntamente com a INFAL de Alagoas está recebendo ex-alunos e ex-servidores para referida comemoração. Neste período será lançado o livro SATUBAEscola de muitos, privilégio de pouco.

SATUBA  NO ANO  DO SEU CENTENÁRIO

O Instituto Federal de Alagoas – Campus de Satuba – Al., está comemorando o seu Centenário de atividade educacional na área de ensino agropecuário.

Na verdade a escola  teve sua origem a partir de 1905, através do Decreto  nº 346, de 7 de outubro daquele ano, quando o então  governador da Província de Alagoas Joaquim Paulo Vieira Malta, adquiriu  a Usina Wanderley e doou à Sociedade de Agricultura Alagoana.

Foi seu primeiro Diretor o Agrônomo  Miguel Guedes Nogueira, que procurou  instalar uma Estação Agronômica  para criação de Campo de Experiência e demonstração. Fundou também um Posto Zootécnico que preparar operários  para os trabalhos  de campo, instruir Feitos e Administradores  de Fazendas, como também  ministrava os ensinamentos   na área de artífices  de pedreiro, sapateiro, ferreiro, entre outros.

Em 30 de agosto de 1911, por Decreto  nº 8.940,  do Presidente Hermes da Fonseca, a Estação Agronômica  foi transferida  para o governo Federal, e transformada em Aprendizado Agrícola.

A partir daí suas atividades  não sofreram solução de continuidade, seguindo sempre os mesmos objetivos, passou a receber menores  para instruí-los  na área agropecuária,  formar profissionais  como Capatazes Rurais, Trabalhadores  Rurais e Trabalhadores Especializados, através dos Cursos: Básico, Rural e de Adaptação, respectivamente.

Depois, como Escola Agrícola passou a formar  Mestres Agrícolas e Técnicos em Agricultura, completando  o seu ciclo  de ensino agrícola. Até que se tradicionalizou  no ensino agrícola e pecuário, alcançou o sucesso  almejado  pelos seus dirigentes que por ela passou  nesses longos anos.

A instituição depois que  passou pelas fases de Escola Agrotécnica  Floriano Peixoto, depois Colégio Agrícola, atingiu o patamar  tecnológico superior, quando o  então Presidente  Luiz Inácio Lula da Silva, em 29v de dezembro de 2008, através da Lei nº 11.892, cria o Campus de Satuba, passando a oferecer  Curso Técnicos em Agropecuária, Tecnologia em Laticínios, Habilitação em Agroindústria e Agricultura Familiar, entre outros, possibilitou  um ensino  técnico e prático para atender  o mercado  de trabalho da região.

Estes e outros assuntos mais importante, sobre a historia de Satuba, o leitor interessado  terá a oportunidade de constatar através do livro  SATUBA – Escola de Muitos, Privilégio de Poucos, que será lançado  neste dia 27 de agosto  no IFET – Campus Satuba, pelo ex-aluno e escritor Manoel Luiz Silva, Alagoano de União dos Palmares, radicado na Paraíba há mais de 40 anos. No livro o escritor cronista  faz uma viagem ao passado  do fim de  50 até o inicio dos anos 60, onde revive toda uma época  de lembranças infindas do dia-a-dia na Instituição  de Ensino Agrícola, descrevendo  os causos e fatos  importantes na época de interno e os feitos  de inúmeros   ex-colegas que enveredaram  pelos caminhos da vida, se tornando  proeminentes  por onde  passaram.

É um trabalho  literário inédito que vai de encontro  à curiosidade dos ex-alunos, ex-servidores, pelo fato  de cada um deles se tornarem legítimos protagonistas da obra. Onde o mesmo  poderá ser adquirido  através do endereço: Manoel Luiz Silva – R. Maria Esther B. Mesquita, s/n – Cond. Resid. Parque dos Ipês I – Bloco 9 – Apt. 204 – João Pessoa – Pb. Ou através dos fones  (83) 32247327,  88350030, 91091025, e ainda pelo site BANANEIRAS ONLINE – http://www.bananeirasonline.com/


Bananeiras Online

3 comentários:

  1. Esta semana abrimos o site da cidade de Bananeiras, para minha surpresa já tinha um enquete com a seguinte indagação, em quem você votaria para Prefeito da cidade, vejam os nomes:
    Ana Virgínia
    Augusto Bezerra

    Douglas Lucena

    Edgar Santa Cruz

    Pedro Cirne
    Ramom Moreira


    Eu perguntaria quem fez esse site, qual sua conotação política ou ligação com os grupos que vivem da chamada política do café com leite, olha amigos sei que o que eu falar de nada ira adiantar mais os nomes ali citados são bem conhecidos do cenário político de bananeiras,

    Qualquer um que ganhar dos nomes citados o poder só muda a direção, ou família bezerra fica privilegiada do poder, ou a família Ramalho, a verdade é que nenhum deste s nomes tem interesse de fato ajudar o povo, ou trazer uma cultura de uma política democrática para aquele lindo município.
    Quem votar no grupo perdedor será perseguido, e vivera uma vida de lutas e de verdadeiro preconceito, esses momentos chegam a serem tão sérios para a cidade que a cidade pacata e pacifica vira na verdade uma verdadeira praça de guerra.
    Eu melhor que ninguém sei bem do que estou falando.
    E sua resposta a esse site só ajudará aos grupos que mandam a colocar seus candidatos na rua para garimpar o voto do povo.

    ResponderExcluir
  2. Grande Jorge Avelino, obrigado por espiar nosso portal, saudades das nossas defesas nas peladas de fim de semana no Bezerrão. Agora te respondendo Jorge, este portal é simples e democrático, quando nós resolvemos publicar esta enquete para prefeito de Bananeiras, não foi e nem será com a intenção de favorecer nenhum político, mas de levar a informação de forma imparcial e com credibilidade, esta é a forma mais democrática das pessoas expressarem as suas opiniões a respeito de quem gostariam de ver como prefeito de Bananeiras. Você só esqueceu-se de citar o último item da enquete, se não quer votar em nenhum desses nomes citados é só votar em outro. Não tenho nenhuma ligação política e este portal não foi feito para este fim. Um forte abraço companheiro.

    ResponderExcluir
  3. A politica faz mover e mudar o rumo de um povo, depende de cada um. Parabens pelo site, estou muito longe, no entanto mim cinto perto quando vejo as noticias da minha terra, sinto orgulho de Bananeiras quando vejo as boas noticias e o desenvovimento da cidades. E voltando a política, vejo Bananeira uma cidade diferenciada justamente ser uma cidade bem disputada politicamente.

    São Paulo, 06/09/11

    ResponderExcluir

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online