quinta-feira, 28 de julho de 2011

Orquestra Sinfônica da Paraíba é atração do Circuito do Frio neste sábado(30), em Bananeiras

Com um repertório leve e diversificado, a Orquestra Sinfônica da Paraíba se apresenta no ‘Caminhos do Frio- Rota Cultural’, neste sábado( 30), 20h, na Matriz de N. S. do Livramento do município de Bananeiras.

O concerto terá a regência do maestro Luiz Carlos Durier e a seleção musical inclui a ópera, o musical, marcha, a dança, folguedos populares e MPB.

“A seleção é uma maneira de celebrar o “Ano da Itália no Brasil”, afirma Durier.  A apresentação inicia com as aberturas das óperas “O Barbeiro de Sevilha” e “A Italiana em Argel” de Gioachino Rossini. Em seguida, entra em cena uma seleção de trechos famosos do musical “Les Misérables” de Claude-Michel Schonberg num arranjo de Bob Lowden. Fechando a primeira parte com a alegre “Marcha Radetzky” de Johann Strauss. “Nessa parte, contaremos com a participação do público presente”, revela o maestro.

A segunda parte concerto será totalmente dedicada à música brasileira. Começa com o “Batuque – Dança de Negros” de Lorenzo Fernandez, um dos movimentos da “Suíte Reisado do Pastoreio”, que entusiasmou maestros como Toscanini e Koussevitzky. 
“De Adail Fernandes tocaremos Gonzagueando escrita especialmente para a OSPB. Este pout-pourri reúne obras conhecidas do mestre do forró Luiz Gonzaga num arranjo sinfônico de alta qualidade técnica e musical”, antecipa Luiz Carlos Durier.

A “Suíte Pernambuco” do compositor austríaco naturalizado brasileiro Ernst Mahle tem inspiração nos folguedos do estado vizinho e foi dedicada ao presidente Luis Inácio Lula da Silva. A obra tem três movimentos de grande energia rítmica com melodias alegres e dançantes.

No quadro orquestral (e coral) "Sítio do Pica-Pau Esotérico" há uma fusão das canções "Sítio do Pica-Pau Amarelo" e "Esotérico" de Gilberto Gil. Aproveitando a ambiência pentatônica das duas músicas, foi possível sobrepô-las de forma lúdica e inventiva, consumando uma inusitada mistura dessas representativas canções da música brasileira. Alem disso a peça revela outras antropofagias, com pitadas orquestrais a la Ravel, Rimsky-Korsakov e Stravinsky. 

Essa obra foi encomendada pela Escola de Música da UFBA para concertos realizados em homenagem a Gilberto Gil em Salvador. A partitura original foi escrita a mão em 1994, e recentemente reescrita no computador, com leves ajustes na orquestração original. Na crítica de estreia da obra, a jornalista Ana Paula Senna escreveu: "Surpreendente o arranjo Sítio do Pica-Pau Esotérico, de Dimitri Cervo, uma deliciosa mistura dessas duas músicas."

Para finalizar, a Orquestra Sinfônica escolheu um lindo momento da MPB, a “Tropicália” de Caetano e Gil num magnífico arranjo sinfônico do maestro paulista Rogério Duprat, reunindo numa seleção as canções “Baby”, “Domingo no Parque”, “Alegria, Alegria” e “Tropicália”. “Isso prova que a música boa e de qualidade vira um clássico sempre. E o colorido sonoro de uma orquestra sinfônica embeleza ainda mais”, finaliza Luiz Carlos Durier.


Caminhosdofrio
Bananeiras Online

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online