domingo, 14 de agosto de 2011

Mais de 5,4 mil eleitores vão às urnas hoje em Marcação

Mais de cinco mil eleitores (5.474) vão às urnas neste domingo (14) quando será realizada nova eleição no município de Marcação a 62 quilômetros de João Pessoa, na Paraíba.

O pleito acontece depois de ter sido adiado por duas vezes por conta de recursos impetrados na Justiça Eleitoral pelo PT local. Apenas um candidato concorre à vaga de prefeito. A segunda candidatura teve o registro impugnado pelo juiz eleitoral.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), serão 17 sessões funcionando em cinco locais de votação. Trinta urnas serão disponibilizadas, sendo que 13 são de contingência. Trabalharão na eleição 180 pessoas. Dessas, 68 são mesários.

A apuração dos votos deve acontecer em Rio Tinto na sede da 55ª Zona Eleitoral responsável pelo município de Marcação.

O TRE garantiu que a eleição será realizada em Marcação de forma tranquila. Segundo o secretário geral, Leonardo Lívio, todas as providência para a realização do pleito já foram tomadas no sentido de que os eleitores possam escolher o novo prefeito.

“Estamos com tudo pronto para a realização da eleição que vai acontecer em Marcação no próximo domingo. Esperamos que o resultado do pleito seja divulgado o mais rápido possível para que a população conheça o novo prefeito”, disse o secretário geral.

A população terá apenas um candidato já que a outra candidatura foi impugnada pela Justiça Eleitoral. Por conta disso o candidato Adriano Oliveira Barreto (PR) deve ser conduzido ao posto de prefeito municipal. O seu vice é José da Silva Bernardo (PTB). Ambos representam a Coligação “A Coragem Para Mudar Continua” formada pelos partidos PR, PTB, PCdoB e DEM.
Adriano Barreto afirmou que a expectativa é boa para a eleição deste domingo já que a população de Marcação está consciente do voto para o fortalecimento da democracia.

“Nosso trabalho aqui está sendo no sentido de elevar a auto-estima da população e estamos confiantes de que a população comparecerá as urnas para escolher o novo prefeito de forma democrática”, disse.

A eleição de marcação havia sido marcada, inicialmente, para o dia 3 de abril deste ano, mas o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio, concedeu liminar em 29 de março para suspender o pleito até o julgamento do mérito.

A cassação

No dia 12 de maio deste ano a Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) confirmou, por unanimidade, a cassação do prefeito de Marcação, Paulo Sérgio da Silva Araújo. A decisão foi proferida durante a sessão ordinária quando foi julgada a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) que tramitava no TRE contra o gestor municipal.

O recurso em face de decisão que havia sido julgado procedente em primeira instância foi julgado parcialmente procedente pelo TRE. O juiz relator do processo entendeu que o prefeito deveria ser cassado, mas o livrou das penalidades de multa e inelegibilidade. O voto do relator foi seguido pelos demais membros da Corte. 

Politicapb
Bananeiras Online

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online