sábado, 6 de agosto de 2011

Primeira dama de Solânea faz balanço das ações do município e fala sobre educação e geração de emprego

A primeira dama de Solânea e secretária Municipal da Ação Social, Lúcia Lemos (Lucinha), fez um balanço das ações realizadas no município pela sua secretaria.

A ‘prestação de contas’ foi feita após a realização da VIII Conferência Municipal da Ação Social ocorrida na cidade.

Uma das informações repassadas pela secretária Lucinha é a de que o PETI, por exemplo, tem tido uma atenção especial no município. “Atualmente trabalhando com mais de 300 crianças o PETI tem procurado oferecer tudo que as crianças precisam, desde a alimentação de qualidade aos cuidados básicos na aprendizagem artístico/cultural”, informou.

Alem do PETI o município de Solânea conseguiu, segundo a secretária, a implantação do Pró-jovem adolescente que tem expansão no distrito de Santa Fé. “Esse trabalho tem melhorado o comportamento das nossas crianças nas escolas como também em suas casas”, relata a secretária.

Lucinha disse que outra preocupação da Secretaria de Ação Social tem sido a geração de emprego e renda para a população e, por isso, desde o inicio do mandato do prefeito Francisco de Assis (Dr. Chiquinho), do PMDB, a secretaria tem promovido vários cursos profissionalizantes.

Um trabalho, de acordo com ela, em parceria com o SENAC, SENAR, SENAI, SEBRAE e PAIF e já ofereceu cursos como: pedreiro, encanador hidráulico, eletricista, atividades manuais, corte e costura, pintura em tecido, arranjos, trabalho em gesso, biscuit, embalagens, operador de caixa, vendedor, atendente de supermercado e outros. Esses três últimos, segundo Lucinha “foi de grande importância nos últimos dias visto o crescimento do comércio no município”.

Com o objetivo de valorizar ainda mais o trabalho artesanal foi criada também na atual administração a Associação dos Artesãos de Solânea e junto à associação a Secretaria de Ação Social também realizou cursos de reciclagem com garrafas peti, jornal, papelão e madeira.

Esses cursos foram divididos nas comunidades, dando assim a oportunidade a todos do município.

Outra ação que a secretária Lucinha julga importantíssima tem sido a valorização da terceira idade, onde o município realizou a I Conferência do Idoso e criou o grupo de convivência do idoso oferecendo vários serviços especialmente de saúde com atividades físicas e acompanhamento nutricional, com assistência em medicamentos, fornecimento de fraudas geriátricas, consultas de vista e outros serviços essenciais a terceira idade.

Assistência as gestantes e recém nascidos em parceria com a Secretaria de Saúde com distribuição de enxovais, leites especiais e acompanhamento do pré-natal também faz parte do conglomerado de ações da secretaria.

A secretária informou que tem dado um auxilio muito grande com reformas e construção de residências, aluguéis sociais, cestas básicas, medicamentos, transportes, exames, doações de cadeiras de roda e muitos outros serviços de assistência aos mais carentes.

“Este é um trabalho que nos gratifica muito, apesar das dificuldades estamos procurando fazer o máximo pelas pessoas mais carentes do nosso município, estamos trabalhando numa parceria constante com todas as secretarias do município para atingir a todos que necessitam de nossa ajuda. Essa é a nossa obrigação de trabalhar em prol dos mais carentes e assim estamos fazendo. Não medimos esforços para ajudar e atender aqueles que buscam nossa ajuda e vamos fazer mais se Deus quiser porque para isso que o prefeito foi eleito, para atender o nosso povo querido de Solânea”, disse a secretária Lucinha.

A secretária aproveitou a oportunidade para lembrar que está realizando o recadastramento do Bolsa Família, atualmente com quase 7.000 famílias cadastradas.

Ela lembrou ainda que nos dias 18, 19 e 20 o município vai oferecer o curso de aproveitamento da tilápia e convida os interessados a procurarem a secretaria para se inscreverem.

Focando a Notícia
Bananeiras Online

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online