quarta-feira, 21 de setembro de 2011

COOPERAR, EMATER e Associações Rurais de Bananeiras decidem unificar Conselhos

Na manhã desta terça-feira, 20, reuniram-se no Espaço Cultural de Bananeiras, os representantes eleitos das associações de agricultores e entidades públicas do Município,

como EMATER, CCHSA/UFPB, Prefeitura Municipal, Câmera dos Vereadores e Igrejas Católica e Evangélica para a reunião de unificação do Concelho Municipal de Projetos de Redução da Pobreza Rural – PRPR ao Concelho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS.
Fizeram-se presentes, os vereadores Heraldo Azevedo e Zé Vital, compareceu também o Chefe de Gabinete da prefeitura – Ramon Moreira, representante legal da prefeita Marta Ramalho e o mais importante, os (as) representantes da grande maioria das associações de agricultores de Bananeiras.

Participaram da organização e mediação do processo, Kilson Dantas – Extensionista da EMATER, Nicodemos Costa – representante da Secretaria de Agropecuária e Pesca do Estado da Paraíba, José Baracho – Gerente Regional do COOPERAR, além da representante do COOPERAR estadual, Lúcia Nepomuceno e de Vilani da EMATER estadual.
Na ocasião estiveram presentes 27 Associações, e os representantes das instituições outrora citadas.
No primeiro momento da reunião, mediada pelos (as) representantes da EMATER e do COOPERAR estadual e municipal, foi discutido a importância dos conselhos e da sua unificação, considerando-se que nenhum dos dois conselhos teriam perdas com essa unificação, visto que ambos têm os mesmos objetivos que é a redução da pobreza rural e as melhorias na qualidade de vida dos produtores rurais, subentendeu-se que não faz sentido para a construção das novas políticas públicas de governo, a permanência de dois conselhos com os mesmos objetivos, quase sempre compostos pelas mesmas pessoas e tendo que se reunir para as mesmas finalidades, sendo assim, a unificação veio  para reduzir os processos burocráticos e aumentar a produtividade.
Após discussões acaloradas houve a aprovação unanime do estatuto do conselho, que com uma dinâmica coletiva para reflexão, foi realizada a eleição para escolha da diretoria do novo conselho. Que antes tinha como presidente Neco, técnico da Emater e secretário da prefeitura, vice Ramon Moreira – chefe de gabinete da prefeitura, e como secretário o vereador Zé Vital.
Eleição
Todas as pessoas indicadas por assembleia das associações ou via oficio no caso das instituições públicas tiveram direito de voto, mas só quem podia ser candidato a presidente do Conselho eram os agricultores.  Do total, votou 27 pessoas, sendo 13 votos favoráveis a eleição da chapa 02, Gilson do STR – presidente, Ieda da Associação de Jaracatiá – vice e Neco da EMATER – secretário, obtendo esta a vitória, contra 12 votos obtidos pela chapa 01, composta por Vinícius da Associação de Cumati – Presidente, Gilmar da Associação de Mijônia – vice e Roberto da Associação de Cana Brava – secretário.
Candidatos eleitos

Este novo conselho, CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL UNIFICADO (PRPR/CMDRS), em seu regimento, prevê que por ser voltado para questão dos agricultores, o mesmo deverá ser composto de 80% de representantes indicados pelas associações das comunidades rurais e 20% pelas entidades públicas afins, sendo um representante da Igreja Católica e um das Igrejas Evangélicas, um representante da EMATER, um representante do CCHSA/UFPB, um da COAPRODES, um para o STR e outra para o SINTRAF.
Compete ao Conselho:
a)    Elaborar e aprovar o Plano Anual de Trabalho do Conselho (adequar ao PMDRS);
b)    Promover e divulgar os programas e projetos, informando sobre diretrizes, critérios e procedimentos;
c)    Identificar e cadastrar as comunidades a serem beneficiadas com os programas e projetos, de acordo com critérios pré-estabelecidos;
d)    Acompanhar, assessorar, receber, analisar aprovar (ou rejeitar) e priorizar as propostas de ações e projetos das políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal;
e)    Submeter aos Órgãos e entidades financiadoras os projetos aprovados pelo Conselho para análise e aprovação;
f)     Acompanhar e supervisionar a implantação e implementação dos projetos aprovados e a aplicação dos recursos;
g)    Informar e esclarecer sobre as diretrizes, critérios, regras e procedimentos operacionais do Conselho;
h)   Acompanhar o processo de liberação de recursos junto aos órgãos e entidades financiadoras;
i)     Acompanhar as liberações dos recursos e execução dos projetos aprovados, verificando o desempenho das Associações/cooperativas, o resultado dos subprojetos, bem como orientá-las em relação às prestações de contas dos projetos;
j)    Identificar as necessidades de crédito rural e apoiar a promoção de assistência técnica às comunidades, como também aprovar ou reprovar as solicitações de DAP’s para acesso ao Garantia Safra e ao PRONAF;
k)    Participar dos treinamentos e cursos de capacitação promovidos pelos órgãos e entidades financiadoras.
l)     Disponibilizar aos órgãos e entidades financiadoras as informações quando solicitadas
m)  Reformular o Estatuto, quando for o caso e de acordo com as normas legais e estatutárias;
n)   Estimular a participação de entidades associativas existentes no município, que não compõem o Conselho, com direito a voz
o)    Monitorar e supervisionar a implementação dos projetos aprovados no Conselho e acompanhar juntamente com os Comitês de Acompanhamento das associações comunitárias beneficiárias das políticas públicas, programas e projetos.
p)    Preservar e apresentar quando lhe for solicitada a documentação do Conselho, considerando ser a referida documentação de caráter público;
q)    Incluir nos objetivos e ações do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Orçamento Municipal (LOA);
r)     Promover ações que revitalizem a nível cultural, social, turismo, lazer, meio ambiente e o esporte local;
s)    Promover a diversidade e a representação dos diferentes atores sociais do município, no Plenário do Conselho, estimulando a participação de mulheres, jovens, indígenas e descendentes de quilombos.







Portal Bananeiras Online
Com assessoria

5 comentários:

  1. Parece brincadeira, mas tenho que dizer que o trabalho foi quase perdido, o concelho continuará impotente sem fazer nada.
    A final se em 18 anos a frente desse concelho, Neco não fez nada, o que de diferente vai fazer agora.
    E Ieda, que ta perdendo os sócios todos de sua associação porque não faz nada por Jaracatiá e ainda é serviçal da equipe da prefeita, será que da pra esperar alguma coisa desta mulher.
    E o ditador do Sindicato, Gilso, que nunca deixou de ser criança e segue a risca as malandragens da presidente do STR que também nunca disse pra que veio, será que vai fazer alguma coisa? Infelizmente, os agricultores foram lesados de novo.

    ResponderExcluir
  2. vejam que é o conselho, neco,gilson e ieda, todos eles do esquema da prefeitura,e não foi atôa que houve pressão por parte da prefeitura e do estado,para que os membros fossem do cordão
    o que é um absurdo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para o Cooperar que propôs colocar o conselho nas mãos dos agricultores e teve sua ideia acatada pelos mesmos. Torcemos para que a partir de agora as ações possam ser socializadas e não centralizadas como era na gestão anterior que o presidente tomava as decisões sozinho. Apesar da resistência de NECO em deixar a presidência do conselho os agricultores saíram vitoriosos do processo. CUIDADO gilso do sindicato, para não deixar ele mandar no seu lugar e saiba representar a confiança que os agricultores depositaram mais uma vez em você.

    ResponderExcluir
  4. Os agricultores esperam que o NOVO conselho possa ser atuante e fiscalizar as politicas publicas que antes não era fiscalizada. Agora é a ora do agricultor buscar seus direitos. Parabéns ao governado Ricardo coltinho por olhar para a agricultura.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não mudou nada. NECO vai continuar no conselho e o cooperar e a emater só fizeram o que ramalho mandou. Coitado dos agricultores que confiaram nessa gente.

    ResponderExcluir

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online