segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Serenidade e esperança

Não é fácil lidar com o sofrimento. Muitas vezes nos perguntamos o porquê de tantos dissabores. Qual a razão pela qual enfrentamos a fúria de intensos ventos contrários, de vendavais tão destruidores?


Entre a dúvida e o medo nos tornamos fragilizados espiritualmente e carecemos de um porto seguro.

Embora dolorosas, as experiências negativas têm o seu valor. Elas contribuem para o nosso crescimento interior e amadurecem nossa espiritualidade. Sem elas, seríamos muito periféricos, vivendo no limiar das superficialidades. Não raro, nossas lágrimas transformam-se em adubos especiais, regando o solo de onde brotará, depois, a nossa alegria.

Nem mesmo Jesus Cristo foi poupado dessas experiências. Por ser humano, Ele conheceria a dor. Por ser divino, não poderia conhecer a derrota. A minha alma está profundamente triste até a morte (Marcos 14.34). Esta frase de Jesus revela quanto sofrimento estava presente no coração do Filho de Deus.

É preciso saber encarar as situações difíceis da vida. Enfrentá-las é bem melhor do que negá-las ou tentar fugir delas. Muitas vezes o triunfo só começa quando decidimos encarar de frente o mal que nos ameaça. Elaborar atitudes mentais positivas, associadas a reflexões profundas e decisões sábias pode ser um bom caminho para tornar-se um vencedor.

Nenhuma dor dura para sempre! Toda crise é passageira. Todo problema tem solução. Por isso, não devemos entrar em pânico, tampouco nos entregarmos à prostração.

Às vezes, algumas atitudes contribuem para piorar a situação. Murmurar, blasfemar, revoltar-se e desejar morrer em nada tornam a dor mais amena. Ao contrário, são estímulos para o sofrimento à medida que impedem que se tenha uma reflexão crítica sobre o momento difícil e, a partir de então, que se estabeleça um canal de diálogo coma vida, possibilitando novas perspectivas, nova esperança.

As lágrimas, quando caem, têm algo a dizer-nos. A dor possui uma pedagogia própria. É possível, é preciso, aprender com o sofrimento. A humildade, o louvor, a resignação, a confiança em Deus, a determinação para vencer e a persistência em lugar até o fim fazem muita diferença diante das adversidades.

Quando Deus sopra sobre nós a sua brisa, esta traz consigo a bênção da esperança, a força da alegria e o milagre da paz. Ninguém perde por esperar no Senhor!

Levante a sua cabeça e dirija o seu olhar na direção do céu. De cabeça erguida, vislumbre, pela fé, as cores da vitória, adornadas sob a luz de um novo dia. Não há noite escura que resista à força de um novo alvorecer. Erga suas mãos para o céu. Sua vitória chegou! Deus está no controle de tudo!

Pr. Estevam Fernandes
Pastor da 1ª Igreja Batista de João Pessoa
Portal Bananeiras Online

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online