terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eleitorado de Bananeiras: politizado ou manipulado?

Quem ganha dividindo e “marcando” a população entre dois grupos? E o que dizer de uma suposta terceira força que diz-se “aberta para alianças” com uma delas?
  

Um dos fatores que motivaram a criação deste Portal foi tentar contribuir para estimular a reflexão e suscitar o debate acerca de temas relevantes para Bananeiras. Todavia, uma miríade de comentários, sobre os mais diversos assuntos, ratificaram uma realidade preocupante no município.

A maioria dos comentários, sobre assuntos significativos, foi utilizada como instrumento para atacar ou defender um dos dois grupos políticos proeminentes da cidade, polarizando o debate e, por vezes, tornando-o estéril. Muitas vezes a avidez para atacar, acusar, era tão grande que o assunto foi deixado de lado e o comentário demonstra, nitidamente, apenas uma preocupação em aproveitar o bom número de acessos para atingir os correligionários do grupo adversário.

Antes da posse da prefeita Marta Ramalho, os adversários dela, manipulados pelas lideranças, alardeavam que ela não tomaria posse. Depois de empossada, o boato era de uma cassação iminente. Quando da realização da primeira audiência, antes mesmo da primeira testemunha ser ouvida pelo juiz, grupos de ambos os lados, com bandeiras desfraldadas sob um sol escaldante, ofendiam-se defronte ao cartório eleitoral do município. Resultado? Muito tempo depois o processo foi arquivado e a prefeita continua sendo a representante legal do município.

Confira: TRE julga improcedente ação contra prefeita de Bananeiras

De que adiantou, para ambos os lados, levar tanto sol na moleira se o processo, inevitavelmente, levaria um longo tempo tramitando na comarca e ainda subiria para o tribunal? Quando postamos matéria sobre as precárias condições da sede do Conselho Tutelar do município, muitos se apressaram em afirmar a existência de um complô contra a prefeita. Contudo, a própria administração considerou necessária a reforma e está reformando a sede. Para a frustração de muitos, não era um complô, mas uma constatação.


Poder-se-ia argumentar que fatos assim acontecem em virtude da população bananeirense ser muito politizada. O que explica, então, o ínfimo comparecimento do “eleitorado politizado de bananeiras” na última eleição para o Conselho Tutelar do município?

Quem ganha dividindo e “marcando” a população entre dois grupos? Quem ganha estimulando atitudes sectárias? E o que dizer de uma suposta terceira força que, apesar de criticar as outras duas, diz-se “aberta para alianças” com uma delas?  

Quem ignora que “certa administração” adotou um banco onde ficavam servidores correligionários da oposição que, afastados de todas as suas atividades, eram obrigados a permanecer, durante todo o expediente, sob chacotas dos demais servidores? Por outro lado, como explicar que “outra administração” tenha transferido mais de dez vezes o mesmo servidor, em menos de um ano?

Não somos contra os partidários. Mas, sonhamos com o dia em que até os próprios correligionários de um grupo possam fiscalizá-lo, admitirem suas falhas e proporem soluções para problemas. Enquanto entendermos que só quem critica e vê falhas é o adversário que quer “derrubar a administração”, dificilmente estaremos contribuindo para o crescimento do nosso querido município. 

Portal Bananeiras Online
Com Assessoria

15 comentários:

  1. O que sabemos é que Pedro Cirne desde sempre quis mudar Bananeiras! Ele sim utiliza dinheiro do próprio bolso para bancar uma campanha, tem o seu trabalho digno que não está vinculado a interesse puramente político. É nítido que ele é o melhor para Bananeiras. E independente de quem seja sua aliança, acreditamos que ele pode fazer valer o voto de confiança. BANANEIRAS ACORDOU E DESSA VEZ SENTIMOS QUE HAVERA UMA BANANEIRAS MUDADA E PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  2. É bom lembrar que o político citado por "Anônimo 1", é na verdade um empresário na pecuária bananeirense com seus investimentos e persistência obteve êxito, todavia, como político, é uma pessoa inconstante.
    1º - Quando em 2004, estava decidido sua candidatura pelo PSB (40), voltou atrás e uniu-se com o PMDB, tornando a dupla "Pedro e Pedrinho", isto é, indecisão e ainda por fim não ganharam o pleito.
    2º - Em 2006, apoiava Cássio...
    3º - No pleito de 2008, si constituía como favorito, tendo o apoio do então Prefeito Ricardo Coutinho, por fim esteve no 3º lugar, como terceira força.
    4º - Em 2010, já estava novamente no PMDB com Zé Maranhão e não mais com o Ricardo que o apoiou, dois anos antes.
    5º - E agora ele vai apoiá um dos dois grupos, ou vai continuar como 3ª força política de Bananeiras?
    Muito esperto para ser apoiado por Marta ou Augusto... Será que é de confiança para ser um cabeça de chapa em ambos os lados? Que responda Ramalho ou ABC.

    ResponderExcluir
  3. meu voto irá pra pedro cirne acredito na sua pessoa, todo mundo ver q ele é o melhor pra Bananeiras, mas pq ele não ganha pq o povo se vende, como edgar q compra voto por sem reais, mas pq ninguem denuncia pq não ainda filho de juiz não iria da em nada, mas to achando o blog muito interessado nesse assunto, tanto q sempre está deixando o poster sendo o 1º na lista, esse blog na politicado tambem.

    ResponderExcluir
  4. concordo com voce anonimo 2 essa politica e muito suja e quem paga o pato somos nos

    ResponderExcluir
  5. Essas pessoas que postaram os dois primeiros comentários leram mesmo o artigo???? É mesmo preocupante: Marta ou Augusto, Marta ou Augusto, Marta ou Augusto, Marta ou Augusto..., é justamente sobre demonizar o grupo adversário e não ver defeitos no seu próprio grupo que o artigo fala. ACOOOOOOORDEM!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Quem manda na prefeitura é o cabeça
    eu tenho certeza que pedrinho ganhando
    não tem como severino meter o bedelho.
    ALIÁS É A ÚNICA PESSOA EM QUE DEVEMOS CONFIAR
    PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, VÇS VÃO VOTAR NO INEXPERIENTE JUCA ?? OU ESSES QUE ESTÃO NA ENQUETE ACIMA, QUE ESTÃO PERDENDO PARA PEDRINHO ?? CRÊ EM DEUS!!!


    # PEDRO CIRNE PARA PREFEITO 2012

    ResponderExcluir
  7. Acho que nosso eleitorado estar mais para manipulado do que politizado. Sempre estamos votando de acordo com nossos interesses, acordos, mamatas e dinheiro. Naão votamos com consciência, buscando o melhor, querendo o melhor para nossa cidade. Hoje me considero mais politizado, apesar de já ter votado nesses dois grupos que se eternizam no poder, não voto e jamais votarei neles outra vez. Votaria em PC, se ele fosse realmente uma 3ª força de verdade, o que não é, pois se busca aliança com os que se eternizam no poder, o que ele espera mudar? O cara ouve os apelos do povo e não estar nem aí. Por tudo isto não voto nele, pois é só mais um.
    Gostaria muito que aparecesse um novo nome, diferentes destas arezias que estão sendo sugerindas aí, juca, ramom, douglas,geração 40, dentre outras.
    Gostaria de ver minha cidade politizada realmente, pessoas votando com consciência e não vetendo seu voto ou trocando por feiras, havaihanas, bujão de gás, colchão, etc.
    Isso é uma UTOPIA, mas quem sabe as futuras geraçõoes alcancem, sonho com isso.

    VAMOS DAR UM BASTA NA CORUPÇÃO E NESSE POVO.

    ResponderExcluir
  8. CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTÁRIO QUE TERMINA "VAMOS DAR UM BASTA NA CORRUPÇÃO..."REALMENTE VER BANANEIRAS POLITIZADA É UMA UTOPIA.REALMENTE EM BANANEIRAS OU É ABC OU RAMALHO OU ENTÃO SE ALIA A UM OU OUTRO.QUANDO SURGE UMA TERCEIRA FORÇA É COM INTERESESSES ESCUSOS,NÃO TEM VISÃO POLÍTICA DE AJUDAR A CIDADE E OS MENOS PRIVILEGIADOS,JÁ VEM COM APOIOS DE SEGUNDAS INTENÇÕES.TÁ MUITO DIFICIL!!!!!

    ResponderExcluir
  9. CONCORDO COM OS DOIS ÚLTIMOS COMENTÁRIOS, APENAS ADIANTO QUE SE É PRA ACABAR COM A CORRUPÇÃO, TUDO COMEÇA POR NÃO VOTAR EM NENHUM DOS VEREADORES QUE OCUPAM A CÂMARA MUNICIPAL DE BANANEIRAS, PORQUE NÃO DA MAIS PRA AGUENTAR VER UMA RUMA DE MENSALEIROS QUE COMEÇA E TERMINA SEUS MANDATOS,SEM TER SEQUER UM SÓ PROJETO ESTRUTURANTE PARA APRESENTAR A POPULAÇÃO QUE ESTÁ CANSADA DE TANTO VOAR NESSA GENTE QUE NÃO SABE VALORIZAR A CONFIANÇA DA GENTE COM TRABALO DE VERDADE.

    ResponderExcluir
  10. bastante interresante a matéria. mais gostaria de frissar q enquanto algunhas pessoas continuarem vendedo seu votos bananneiras vai continuar assim do geito q os grupos dominante gostam. BANANEIRAS TERRA AMDADA DE PESSOAS DE VALORES EXTRAORDINARIO VAMOS DAR UM BASTA NISTO E VOTAR EM QUEM REALMENTE AMA ESSA TERRA. TOU COM O CORAÇÃO ALMA E MENTE CONFIANTE EM QUEM DEVO VOTA POIS NÃO VENDO MEU VOTO POR DINHEIRO NENHUM.

    ResponderExcluir
  11. no ano do centenario de nascimento do ex governdor clovis bezerra cavalcanti,bananeiras caminha para uma pacificaçao politica,tendo como candidato a prefeito o ex deputado afranio bezerra,sendo apoiado pelo ex deputado severino ramalho leite,sua esposa prefeita marta ramalho e pelo ex prefeito auguso bezerra.afranio,por sinal,ja foi convidado por ramalho. 04.10.2011

    ResponderExcluir
  12. BORIS CASOY KKKKKKKKK
    ACORDA BANANEIRAS
    CHEGOU A HORA DA MUDANÇA !!!

    ResponderExcluir
  13. A MINHA FAMILIA VOTOU NOS BEZERRA DURANTE VARIAS ELEIÇOES.HOJE ACOMPANHAMOS A FAMILIA RAMALHO. CASO DR.AFRANIO SAIA CANDIDATO COM APOIO DOS RAMALHO,VOTAREMOS COM AS DUAS MAOS.

    ResponderExcluir
  14. O compositor tinha razão quando escreveu:
    é coisa de maluco, mas tem gente que gosta
    de vela derretida e chicotada nas costas...
    Tá mais que provado!

    ResponderExcluir
  15. Bananeiras só será uma cidade democraticamente livre para escolher seus represntantes políticos quando descer do palanque, desarmá-lo e passar a defender a política ao invés da politicagem, defender o melhor para Bananeiras e não para determinado partido político, defender o cidadão ao invés da cor da bandeira de seu partido.

    Está chegando o dia em que a política de Bananeiras mudará, mas a mudança precisa começar por mim, por você, pois quem sabe um dia não seja eu ou você que seremos representantes de nossa cidade.

    Parabéns ao Portal pela excelente matéria. Samuel.

    ResponderExcluir

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online