domingo, 6 de novembro de 2011

Lula no SUS? Por que Lula deveria arriscar a vida ali?

Um paciente no SUS tem pouca chance de ser bem tratado e sair vivo. Se a doença é grave, ele geralmente sai morto. No SUS falta quase tudo. Por que Lula deveria arriscar a vida ali?
Câncer é coisa séria, que precisa ter tratamento qualificado. É por isso que Lula não está se tratando no SUS (Sistema Único de Saúde). Ele optou por um caro hospital particular, não porque seja o homem mais inteligente do Brasil, mas porque qualquer brasileiro minimamente inteligente sabe que o sistema público de saúde geralmente faz muito menos, e às vezes nada, para os pacientes e sua saúde.
Um paciente no SUS tem pouca chance de ser bem tratado e sair vivo. Se a doença é grave, ele geralmente sai morto. Se a doença não é grave, ele corre o risco de sair com infecção hospitalar. Alguém pode condenar Lula por riscar o SUS de suas opções de tratamento?
Sandra Ribeiro, leitora do meu blog, resumiu muito bem o dilema do ex-presidente:
Lula está perdendo sua melhor chance para honrar seus princípios populistas. Como bom demagogo, deveria continuar fingindo que gosta de povo e ir pra fila do SUS, esperando com paciência tupiniquim por uma vaga. Assim, ele saberia o que fez pela saúde pública do país durante o seu governo. Seria sua melhor tacada eleitoral. Pena que — ao fim da fila — ele não estaria vivo pra cantar vitória, pois a espera pelo tratamento seria muito longa e aí... (Tá, tá, eu sei: os petistas não gostam de beber do próprio veneno! Afff!!!)
Sim, Lula é homem do povo — assim diz ele. Mas na hora crucial, se ele ficar com o povo no SUS, ele terá as mesmas probabilidades de sobrevivência do povo. É nessa hora que ele sabe que seu discurso sobre as maravilhas do SUS não tem o mínimo valor.
A função do Estado não é e nunca foi cuidar da saúde e educação da população. Quando o Estado tenta, fracassa. Sua responsabilidade é cuidar da ordem e da segurança. Quando o Estado cuida da saúde, saia de perto. É exatamente por isso que Lula saiu de perto.
Com sua opção de não escolher o SUS, Lula prova que os milhões de impostos roubados da população para suspostamente financiar um SUS que ele julga maravilhoso não fazem nada a não ser inchar o Estado e o bolso de seus corruptos.
O sistema de saúde ideal não virá com um Estado que mente e rouba impostos com a desculpa eterna de investir na melhoria da saúde do povo. Virá com a compreensão de que a saúde é melhor tratada de forma particular. Lula — o socialista, o homem do povo — provou isso.
Muitos anos atrás, li a biografia do escritor inglês A. J. Cronin. Seu primeiro emprego, como jovem recém-saído de uma faculdade de medicina, foi como médico assistente numa zona rural da Escócia. Essa era a época em que os médicos trabalhavam para ajudar o povo, não para explorá-lo. Cronin conta em sua biografia, publicada pela Editora Melhoramentos, como tinha, em pleno inverno com neve, de acordar no meio da noite para atender aos seus pacientes aflitos. E o pagamento era muitas vezes galinhas, verduras, frutas e o oferecimento de serviço braçal, tal como cuidar da horta dele ou capinar seu terreno.
Um amigo médico de Cronin morreu de pneumonia, ao dar atendimento no meio da noite, se expondo aos ventos de uma gélida noite de inverno. Hoje, quem morre não são médicos que atendem seus pacientes, mas pacientes nas filas ou atendimentos do SUS.
Cronin não tinha um carro da última geração. Não tinha uma conta bancária gorda. Não tinha amantes nem vícios. Ele era um médico católico de princípios. Ele trabalhava muito e ganhava, em termos financeiros, pouco. Mas ele era o amigo da população local. Os médicos de sua geração, formados na base da ética, eram treinados para cuidar dos pacientes na máxima medida possível. O rigor da ética imperava desde a faculdade de medicina até o exercício da profissão.
Em contraste, a ética e a moralidade são espécies em extinção num ambiente universitário moderno onde estudantes de medicina se ocupam com farras e noitadas. Com esse treinamento com a mente cheia de drogas e sexo, mais tarde eles exercem sua “profissão”, enfiando bisturis nos pacientes e a faca em seus bolsos. Muitos trabalham pouco e ganham muito.
Claro que há exceções à regra, mas tenho certeza de que Lula, o defensor do SUS para o povo, preferiria um Cronin a um médico do SUS. Afinal, com a saúde não se brinca.
Mais do que uma necessária privatização dos serviços médicos, com uma consequente e igualmente necessária baixa de impostos, a população precisaria de médicos particulares com a ética e moralidade rigorosa de Cronin. Mas nos tornamos um Brasil com uma população que gosta de dar um “jeitinho”, com políticos que igualmente gostam de dar um “jeitinho”, produzindo uma sociedade de corruptos que não dá espaço para uma ética e moralidade rigorosa que contam muito quando você está com uma doença mortal.
O Brasil não merece um Cronin, mas Lula certamente merece o SUS, pois cada um deve colher o que plantou. Se ele não colher aqui, a justiça de Deus na eternidade será perfeita.

Portal Bananeiras Online

10 comentários:

  1. Ele não usa o SUS porque sabe o que fez, num país decente de 1º mundo tava engaiolado, mas como é no brasil tá libertado.
    Lula, eu dou esmola ao povo, não dou educação, não dou segurança, não dou saúde que é para o povão sem dente votar na gente.
    Isso é meu brasil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Um comandante afunda com seu proprio navio, na foge dele. Vamos lembra "a luta contra o cancer de José Alencar" que luta, a vedadeira lutar é o pobre coitado que vai pra fila do S.U.S morrer, depois que Lula ficar curado vao colocar um nome de um hospital publico em sua homenagem, nunca votei nele, graça a Deus a carrego isso na minha consciencia, e nunca vou votar na sua raça.

    ResponderExcluir
  3. A sua raça... é que vem afundando o Brasil ha decadas.Como a ditadura,A fome,Amiséria,os crimes encomedados,a discriminação racial.Tai a prova com suas proprias palavras.Com certesa vc é um ou uma desses(a)que quer ser rico a força,paga 100 reais a uma coitada pra ser escrava em pleno seculo 21.Agora ninguem pede + sobrinhas né?.......... pra vc aproveitar e dizer...... Só dou se lavar meu pinico...........

    ResponderExcluir
  4. esse 3º comentario defendendo lula, entao me responda: pq pagamos a gasolina mas cara das americas, ha passagem de onibus e metro das americas, tudo mas caro que a maioria dos paises, nos EUA o salario minimo é 2.000 reais, e um carro popular custa 16.000, pq temos td caro e os serviços de segurança, saude e educação são pessimos, pq quando politico rouba n vai pra cadeia, ha cuspa da gestao passada, daq ha 50 anos a historia vai ser a mesma, me responda isso, pq ele passou 8 anos e isso n mudou.

    ResponderExcluir
  5. 3º comentario, saimos da ditadura dos militares pra dos politicos, a fome ainda continua visite as periferias das grandes cidades, os crimes todos os dias nos jornais so passa isso, discrimição essa cota pra negros ja é uma discriminação. quando vc tiver um filho vitima de assassinato por um menor e ver esse menor na rua, vc tb vai de raiva desse sistema.

    ResponderExcluir
  6. Coitado dos rancorosos, que na falta de dignidade e senso de solidariedade cristã, se aproveitam ate da doença de um presidente honrado como LULA, para destilar seu veneno, mostrando a maldade que existe em seu coração. Tanto é que nem coragem de se identificar tem, por saber que está sendo injusto com o nobre LULA.
    Agora isso, quando a gente vai ver é alguém que morre de raiva porque queria poder ter mais facilidade para roubar o dinheiro público, como vaziam antes, que vem para as prefeituras e estado e não consegue por conta das rigorosas exigências. Ai na revolta.

    Sandra

    ResponderExcluir
  7. LULA tem direito de ser atendido no Hospital que quiser, porque ele é que equilibrou a economia brasileira, que realizou os maiores investimentos em saúde da História do Brasil, agora se os prefeitos e governadores que são quem fazem administram os recursos da saúde nos municípios e estados, roubam a maior parte do dinheiro da saúde e evitam investir no sistema público de saúde como forma de ajudar as Clinicas e Hospitais particular a crescer para depois comprar da dinheiro pra compra de votos m eleições, ai é utra coisa, agora querer culpar o presidente LULA pela desgraça que é o atendimento de saúde nas cidades e estados, ai é falta de consciência e formação cidadã suficiente para compreender a realidade em que vive.
    Basta ver que mesmo com falhas,os Hospitais federais como o HU de João Pessoa, sempre estão na lista dos hospitais mais procurados pela população e porque os dos municípios também não são.
    Antes de detonar LULA, comece tentando transformar a realidade da sua cidade. Se for de Bananeiras, vá procurar saber porque no Hospital da cidade, já chegou a acontecer de ão ser feito nem um parto normal e só pra não pagar pelo tratamento especializado de uma pessoa nos hospitais de CG e de JP, as pessoas ficam morrendo porque a secretaria não quer ter dispeesas já que quando algum sai de um hospital de uma cidade para o da outra ou o do estado, a secretaria de saúde da cidade é quem paga.
    Amigos, quando queremos fazer alguma transformação ou corrigir algum erro, ou atacar alguém pelo que não acontece, primeiro a gente começa corrigindo os erros da casa da gente, depois do vizinho, da cidade e só a partir dai é que partimos para as outras esferas.
    Qualquer pessoa sabe que quando ninguém rouba o dinheiro público da prefeitura a saúde e a educação melhora, portanto se o serviço da sua cidade não é bom, pressione o povo da prefeitura porque alguém deve esta roubando esse dinheiro.

    Antoni

    ResponderExcluir
  8. QUE PENA que pessoas mal informadas ou sem cultura alguma,não acompanham pelo menos as noticias dos teles jornais para poder opinar com segurança.
    Não sou anonimo............ Meu nome è Celina

    ResponderExcluir
  9. Parabens!!!!!!!!!!!!! Antoni.Bem se ver que vc é uma pessoa senssata,e que tem certesa do que fala.A cultura e informação é fundamental quando se opina.Celina

    ResponderExcluir
  10. ÔOOOOooo zé lezinho,se em 50 anoa não mudou.........Como é que querias mudar em 8? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Acorda menino.Cps Isso é Minhas iniciais.Descubra, vennha aqui,e ganha um belo livro de presente.

    ResponderExcluir

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online