sábado, 13 de agosto de 2011

Algemar ou não algemar? Entre nessa questão

"Nunca ví ninguém defender um Zé da Silva."  Egresso do Ministério Público Federal, Pedro Taques (PDT-MT) levou à tribuna do Senado o debate sobre a utilização de algemas pela Polícia Federal.

Sem mencionar-lhes os nomes, Taques criticou as críticas dos ministros Marco Aurélio Mello (STF) e José Eduardo Cardoso (Justiça) à ação da PF no Turismo. Disse: “Quem determina a prisão não é a Polílica Federal. A polícia apenas investiga. O Ministério Público requer a prisão. O Judiciário manda prender…”

“…E, diante de tudo o que foi apurado, estamos aqui a debater a perfumaria. Algemou? Não algemou?…”

“…Quando o assunto abandona a senzala e penetra a Casa Grande, ouvimos ministros do Supremo e autoridades da República dizendo que não pode algemar…”

“…Nunca vi ninguém reclamar que o Zé da Silva das favelas do Brasil foi algemado. Pobre não tem rosto, tem cara. Ninguém diz que não pode ser algemado…”

“…Debatemos a perfumaria. Discutimos o sofá da sala, não o que fizeram sobre esse sofá.”

Em tempo: A próposito o editor deste blog, Primeiro, indaga se caberia ao judiciário ou ao legislativo a definição desses limites, pois entende que um policial bem preparado deve saber os limites e as necessidades da algema, que diferente do que pensam alguns desinformados, não tem como objetivo desmoralizar o preso e sim limitar os seus movimentos, pois assim não tentará qualquer reação contra quem o prendeu e principalmente fugas perigosas, como por exemplo, desesperado saltar da viatura, ou mesmo de algum andar superior do prédio onde se encontra detido, como já aconteceu inúmeras vezes, colocando em sérias dificuldades os policiais.

Em segundo, é importante lembrar que algemas sem nenhuma regulamentação, são usadas em todos os paises do mundo e só para citar um país, nos Estados Unidos, por exempo, o famoso cantor Michael Jackson foi algemado e mais recentemente o poderoso gerente do FMI suspeito de estupro foi tranquilamente algemado. No passado o algemado foi o boxeador Mike Tison e também e Noelle Bush em 2002, a então filha do governador do Estado da Florida, Jeb Bush e sobrinha do presidente dos EUA, George W. Bush, e também neta do ex- presidente George Bush, foi presa e algemada somente por que apresenteu uma receita adulterada de um remédio, dentre outros famosos.

No Brasil de uns tempos para cá, depois que as nossas polícias começaram a colocar as mãos nos chamados figurões da politica é que teve início essa implicância com o uso de algemas.

O uso de algemas deve ser sempre decisão do policial no momento da prisão, ou seja independe totalmente de ministros dos tribunais superiores e parlamentares, que evidentemente não podem legislar sobre oum assunto que ignoram totalmente.

Pedro Marinho com Vavá da Luz
Bananeiras Online

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online