segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Vital garante construção de 50.682 cisternas para famílias rurais da Paraíba

O peemedebista garante que as cisternas serão espalhadas em praticamente todos os municípios paraibanos.


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) garantiu em entrevista neste final de semana, que sua recente visita a Tereza Campello, Ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), para tratar das ações de perfuração de poços na Paraíba, no âmbito do Programa Brasil Sem Miséria, conseguiu viabilizar a construção de 50.682 cisternas para a Paraíba.

Segundo ele, as ações de acesso à água do MDS beneficiam a população rural de baixa renda do Semiárido brasileiro, que sofre com os efeitos das secas prolongadas. As secas chegam a durar até oito meses, e, nesse período, água é encontrada somente em barreiros, açudes e poços com água de baixíssima qualidade. A construção de novas cisternas deve abastecer 800 mil famílias nordestinas até 2013.

O peemedebista garante que as cisternas serão espalhadas em praticamente todos os municípios paraibanos. “Uns municípios ainda vão fazer os convênios com o Governo, outros através de consórcios e entidades, a exemplo da Articulação do Semiárido. Essas cisternas são a manifestação mais forte de combate à estiagem por força da necessidade de acumulação de recursos hídricos durante as chuvas”, disse.

A cisterna supre a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses. Dessa forma, o sistema de armazenamento por cisterna representa uma solução de acesso à água para a população rural de baixa renda do Semiárido brasileiro. Além da melhoria na qualidade da água consumida, a cisterna reduz o aparecimento de doenças em adultos e crianças.

Como Presidente da Comissão Mista de Planos e Orçamento, Vital vem trabalhando pela aprovação de Projetos de Lei que abrem créditos adicionais ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2011, que contempla os projetos do MDS, como é o caso no PL nº 9, que está destinando 120 milhões de reais para o acesso de famílias nordestinas à água.

“É um passo básico para o desenvolvimento pleno da Região Nordeste, em sincronia com o País. O acesso à água, recurso natural mais essencial para a auto-sustentação de qualquer comunidade, será viabilizado para as famílias nordestinas,” afirmou o senador.

Portal Bananeiras Online com Assessoria

4 comentários:

  1. Pense num Senador aproveitador!

    Se a ministra Teresa Campelo soubesse de uma afirmação dessa, certamente desmentiria Vital.

    Quem participa da Asa Brasil - Articulação no Semi-Árido Brasileiro ou da Associação Dialogo Nordestino de Bananeiras ou mesmo da AS-PTA, sabe e é prova que faz mais de um mês que a presidenta Dilma reuniu-se com as ONG´s e o MDS e disse que em 2 anos quer resolvido o problema de cisterna no Brasil, em especial, em cidades como Bananeiras onde segundo o MDS, a uma carência de mais de 2.000 cisternas que devem ser construídas até 2013 pelas ONG´s, já que diferente da maioria dos prefeitos, deputados e senadores, elas não roubam o dinheiro público e nem da preferência a cabos eleitorais de políticos que não se garante no debate das idéias e da Construção das Políticas Públicas de Desenvolvimento Sociais.

    Por tanto não tem nenhuma novidade na fala do senador Vital do Rego, ele apenas fez o que as ONG´s deviam fazer e não fizeram que foi usar da mídia para levar a público essa realidade, aliais, as ONG´s e os Movimentos Sociais é quem realmente criaram os Programas 1 milhão de Cisterna e o P-1+2, portanto essas instituições são quem realmente tem autoridade moral pra divulgar como iniciativa sua.

    Em Bananeiras, já a análise que comprovam que mais de 50% da população, dentro dos critérios do MDS, já tem cisternas e que com a pressão que as organizações sofreram da presidenta pra acelerar a execução do programa, certamente até o fim de 2012, Bananeiras poderá ter zerado o seu deficit. Veja, sitei o exemplo de Bananeiras, mas tem muitas cidades como Casserengue que passa mais cede que ate já concluíram o programa.

    Celso Silva

    ResponderExcluir
  2. ONG's sérias? ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahaha

    ResponderExcluir
  3. No minimo, as ONG´s e Movimentos Socias, embora tenham as corruptas, em sua maioria, são mais honestas na gestão dos recursos públicos do que a maioria dos políticos juntos, pelo menos mais do que os políticos de direita e de centro.

    ResponderExcluir
  4. As ONG's também estão na mira dos olhos da desconfiança.

    ResponderExcluir

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online