sábado, 10 de setembro de 2011

Escolas dão notas para alunos participarem das comemorações do 7 de setembro, em Bananeiras. Conduta ética?

Como explicar que um aluno logrou obter uma nota dez ou um “empurrãozinho” de dois pontos, em todas as disciplinas, por participar de uma comemoração cívica que deveria se orgulhar de participar sem qualquer retribuição?


O dia 7 de setembro já se consolidou como o dia em que saímos de casa para assistir à parada militar, para comemorar a nossa independência. As escolas nos proporcionam um verdadeiro espetáculo. Crianças e jovens sorridentes convencem qualquer espectador que têm perfeita compreensão da importância da data.

Mas, um rápido comentário de uma aluna ecoou em meio a multidão, indicando que os bastidores da festa, em Bananeiras, ocultam fatos questionáveis. A estudante afirmou: “se eu não tivesse ganhado dois pontos, não teria vindo”.

O portal sondou, então, outros alunos para entender o que a aluna quis dizer. Não foi difícil descobrir que algumas escolas deram, como “incentivo”, aos alunos que compareceram a nossa festa cívica, dois pontos ou mais em todas as disciplinas.

Estarrecedor foi saber que a prática não é nova e sempre foi aceita pelo corpo docente das escolas que adotam este método para atrair um maior número de alunos às comemorações. A Escola Estadual José Rocha Sobrinho “ofertou” dois pontos, em todas as disciplinas, aos desfilantes. A Escola Normal foi mais longe, atribuiu uma nota dez, em todas as disciplinas, aos alunos que participaram do desfile este ano.

A prática é tão corriqueira que o controle para saber, posteriormente, quais alunos devem receber o “prêmio-incentivo” se dá por meio de distribuição de pequenas fichas, no local do desfile, apenas para os que comparecem. A ficha recebida funciona como uma espécie de cheque ao portador, ou seja, basta apresentá-la depois para fazer jus ao “prêmio”. Alguns ex-alunos da Escola Normal que assistiam ao desfile foram unânimes ao afirmar que: “no tempo deles também recebiam uma nota dez em todas as disciplinas”.

Sabe-se que a independência do nosso país não ocorreu abruptamente no dia 7 de setembro. A data representa apenas o ponto culminante de um longo processo. Todavia, se há escolas que só conseguem convencer seus alunos a participarem das comemorações do dia da independência presenteando-os com notas, como acreditar que esses alunos apreenderam todo o processo que culminou com a nossa separação de Portugal?

Desvendar tais fatos suscita ainda outras ponderações. Se a nota deve ser o reflexo de um complexo processo de avaliação, tal processo está sendo realizado? Como explicar que um aluno logrou obter uma nota dez ou um “empurrãozinho” de dois pontos, em todas as disciplinas, por participar de uma comemoração cívica que deveria se orgulhar de participar sem qualquer retribuição? Por se tratar de uma prática arraigada, embora discutível, ela deve permanecer inalterada? Toda a comunidade escolar considera essa prática um contributo no processo ensino/aprendizagem?

Se a escola não realizar uma crítica acerca de seus métodos de persuasão e perpetuar essa política indiscriminada de premiação, quando o aluno vai compreender que não existe um atalho para se chegar ao conhecimento?   

É muito importante os pais, ao tomarem conhecimento das notas de seus filhos, procurarem saber o que essa nota reflete, assim, poderão acompanhar, sem surpresas assustadoras, como é feito o processo de avaliação escolar a que seu filho está submetido.

Portal Bananeiras Online
Com assessoria

10 comentários:

  1. O bom é que são em todas as escolas! ;)

    ResponderExcluir
  2. e se não for assim, o aluno não vai! primeiro pq na escola se ensina o verdade sentido do desfile cívico, e segundo o interesse esta na pontuação. É assim que a educação vai pra frente nesse país!

    ResponderExcluir
  3. Você que escreveu e você que leu também ja desfilou por uma nota também seus bestas! Se o cupem de coisas mais inteligentes, como estradas esburacas, lixão da cidade que polui a barragem, hospitla sem medicos, sem remedio, deixa de ser leso!

    ResponderExcluir
  4. A Escola Normal esta de parabéns, Se os outros colégios seguissem o exemplo da Escola Normal presenteando os alunos com nota 10, tenho certeza que todos os alunos participariam, isso seria uma forma de incentivo para que todos os alunos participassem do Desfile Cívico.

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou aluno do Colégio Jose Rocha Sobrinho e o meu colégio esta de PARABÉNS, também esta de parabéns por ter colocado um curso profissionalizante, agora seria mas bonito o desfile cívico se tivesse usado toda a verba que o governo mandou fazendo mais faixas e entre outras coisas.Outra coisa que achei errado foi manda fazer a farda em cima da hora e cobrar um preço de 16,00 reais, muitos pais de alunos acharam caro demais porque o tecido era fraco, não tinha muita estampa e cobraram um preço desse? Nós alunos achamos um absurdo, mais tudo bem. TODOS OS COLÉGIOS QUE DESFILARAM ESTÃO DE PARABÉNS, principalmente o "JRS".

    ResponderExcluir
  6. O País comemorou mais um 7 de Setembro, o dia "oficial" da Independência. Mas que Independência é essa? O País ocupa a 7º posição na Economia Mundial, Por um lado fogos de artifício, bandeirinhas, festas. Por outro lado DESEMPREGO, FALTA DE MORADIA, A SAUDE DA POPULACÃO PRECÁRIA. E ai onde esta essa tal Independência? os nossos governantes calam a boca do povo com bolsa Família, pequenos contratos em prefeituras como acontece em Bananeiras, já no caso dos alunos faz-se necessário os 2 pontos em todas as disciplinas, isso pra mostrar que a Educação que deveria ser de boa qualidade não presta e que os alunos de hoje não tem capacidade de serem aprovados sozinhos e que dependem desses desfiles, gincanas e feiras de ciências para passarem de ano, muitos deles talvez não saibam em que ano o Brasil tornou-se independente e nem quem foi o seu proclamador, sou do tempo da "disciplina" e da palmatória onde realmente se aprendia, sou do tempo em que prova final causava medo, hoje em dia nota-se uma concorrencia entre alunos pra ver quem fica com maior numero de disciplinas em prova final, sou do tempo que nota abaixo de 7 era vergonhoso, que direção ficava na porta de entrada olhando meias e sapatos,e que o aluno valtava pra casa se não tivesse com fardamento completo (saudades de dona terezinha e da professora Elba)que com seus métodos rigidos colocavam na cabeça dos alunos que 2 + 2 = 4, não culpo os alunos e sim esse sistema capitalista e egocentrico como dizia Renato russo "Que Páis é este" podemos assim perguntar aos nossos Senadores, Deputados, Governadores, Prefeitos e Vereadores que quando querem eles mesmos aumentam os seus salários, não vou chamá-los de excelência por que vocês não oferecem nenhuma oportunidade para que possamos chamá-los assim, afinal de contas quem banca vocês sou eu e todo povo brasileiro, vou perguntar aos ACS e ACE de todo Brasil que lutam por melhores salários, aos piliciais (PEC 300), e aos professores que lutam por melhores condições de trabalho "Que País é este" Chega de Propina, mensalão, mentira, desvio, venda de apoio, tráfico de influência, falta de vergonha e desrespeito. Não somos idiotas, não menosprezem a nossa inteligência, por favor, respeitem o povo já que não tem respeito por si próprios.

    Para concluir o Brasil foi Proclamado Independente no dia 7 de Setembro de 1822 pelo então D. pedro I

    ResponderExcluir
  7. Sao tantas as coisas q precisam ser consideradas qndo se fala em educacao... Por que nao se discutir as politicas publicas para educacao? Por que nao se discutir a falta de incentivo a educacao? Voces (portal e assessoria) sabem como eh dificil o trabalho nas instituicoes de ensino? Sabem como eh dificil conscientizar o aluno sobre a importancia de valorizar nosso Brasil e sua historia, qndo o q se ve por ai eh corrupcao, falta de respeito com os trabalhadores honestos?! Nao concordo com essa premiacao, mas n acho que eh isso q vai destruir nossa sociedade! Nao eh a escola o carrasco de nossos alunos, eh o mundo! Antes de criticar uma pratica (desnecessaria) de incentivo civico, procuro valorizar o q eh feito! Ver as lutas diarias nao so de professores, mas de alunos que sabem a importancia da educacao. Repito: acho desnecessaria essa premiacao, q se consolidou ha muito tempo, mas o que devemos discutir eh o que leva a essa falta de patriotismo... Tambem repudio a exposicao (desnecessaria) de nossos alunos (foto) nesse artigo!

    ResponderExcluir
  8. Digo só uma coisa: O desfile cívico, hoje, é só desfile, onde foi parar o lado cívico eu não sei. Talvez Brasília tenha a resposta para não colocar a culpa nas escolas. Eu pergunto: E se não tivesse as listras brancas pintadas no chão, como ficaria o DESFILE de cada pelotão?

    ResponderExcluir
  9. ESTO E O FUTURO DOS ALUNOS DESFILAM GANHAM NOTA;FAZ TRABALHO ESCOLARARES GANHAM NOTA FAZEM RECUNPERACÃO DA RECUNPERACÃO GANHAM NOTA;E AINDA RECEBEM NOTA NO FINAL DE ANO PARA PASAREM ONDE E QUE ESTA O FUTURO DESTE PAIS DO FAZ DE CONTA E CORUPTO.

    ResponderExcluir
  10. Curiosamente, não houve um único professor que participa da prática capaz de defendê-la. Acompanhei os comentários esperando uma brilhante defesa, mas, ela não aconteceu. Chegou-se a lamentável conclusão que, diante da falta de patriotismo, única coisa que a escola pode fazer é dar notas. O 7 de setembro dessa maneira não é uma farsa?

    ResponderExcluir

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online