quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Deputado Luiz Couto registra, na Câmara Federal, descaso ocorrido com idoso no Banco do Nordeste em Solânea

LUIZ COUTO 13Registro taquigráfico dessa terça-feira (4) mostra que o deputado Luiz Couto (PT-PB) usou a tribuna da Câmara Federal para expressar indignação a atitude de ‘André’.

O funcionário do Banco do Nordeste de Solânea (PB), ‘André’, ficou bastante conhecido pela maldade que fez ao senhor Manoel Balbino da Silva, 80 anos, por haver se negado a efetuar o pagamento do benefício a que o idoso tem direito.

“Queria colocar que, em Solânea, na Paraíba, um funcionário do BNB se recusou a pagar benefício a aposentado mesmo sabendo que ele sofria de mal de Parkinson e não podia passar na porta giratória. Felizmente, houve o atendimento. Eu queria registrar o meu repúdio a essa postura”, destacou o parlamentar.

Entenda o fato

O senhor Manoel Balbino da Silva, de 80 anos, residente em Solânea (PB), que sofre de mal de parkinson, está há quatro meses sem receber o novo cartão de benefício do INSS. Como se não bastasse este transtorno, que o obriga a ter que ir ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) da cidade para assinar ou deixar a impressão digital, o idoso ainda teve o desprazer de, na agência, ser incomodado pelo funcionário ‘André’, que atende no caixa. O desrespeito foi constatado na tarde da segunda-feira (3) pelo repórter do FOCANDO A NOTÍCIA - Luís Carlos, neto da vítima.

Repetindo o gesto, neste período de espera do cartão, o repórter levou o ancião ao banco para receber o auxílio ao idoso. Como o seu avô tem dificuldades de passar pela porta giratória por causa da doença, Luiz Carlos adotou o procedimento de rotina: deixou Manoel Balbino no setor dos caixas eletrônicos e apresentou o documento exigido (carteira de trabalho do aposentado) ao funcionário responsável que, depois de pegar a digital do beneficiário, emitiu um comprovante – espécie de cumpom – concedendo-lho o direito de receber o dinheiro na “boca do caixa”.

André: funcionário do BNB
André: funcionário do BNB

Ao chegar no caixa, o repórter foi surpreendido com a atitude do servidor público ‘André’ que se negou a pagar o benefício e passou a cobrar a presença de seu Manoel na “boca do caixa”. Mesmo depois de ser informado que fazia mais de uma hora que o idoso estava na agência, que é acometido do mal de parkinson e tem dificuldades de passar pela porta giratória, ‘André’ manteve a decisão e continuou insistindo que o cidadão doente fosse ao caixa.

Questionado se estaria achando que a impressão digital do comprovante era falsa, ‘André’ expressou muita irritação e disse que não iria mais efetuar o pagamento. Luís Carlos, então, procurou o gerente, mas este havia saído para o almoço. Retornando para André, ele sustentou a decisão. Foi quando, sensibilizado com a situação e demonstrando equilíbrio, o caixa ao lado se ofereceu para pagar o benefício.

Resolvido o impasse criado por ‘André, o repórter levou o seu avô para casa, voltou ao banco e narrou o caso ao gerente, que pediu desculpas pelo ocorrido e sugeriu que relevássemos o fato.

“Mesmo respeitando os demais funcionários da agência, que têm sempre nos atendido com presteza, não poderíamos aceitar que fatos como esse, que mostram verdadeiro desrespeito ao idoso e, principalmente, doente, não sejam denunciados”, desabafa Luís Carlos.

O repórter lembra que a denúncia não é contra o banco e sim com relação ao caixa ‘André’ “pela atitude grosseira e desrespeitosa”, e também de desconfiança para com os próprios companheiros de trabalho, “já que para ter acesso ao comprovante, que dá ao idoso o direito de receber o beneficio sem o cartão, é preciso antes passar pelo funcionário da própria agencia para que este ateste com a assinatura ou através da digital a presença do beneficiário”.

Luís Carlos cita o artigo 3º do Estatuto do Idoso, que no parágrafo único destaca entre as garantias de prioridades o “atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população”, para lembrar que seu avô e outras pessoas de idade vêm sendo desrespeitadas, sobretudo quando passam mais de uma hora para conseguir receber o beneficio.

O BNB de Solânea está localizado na Praça 26 de Novembro – 25 / Edifício Samuel Duarte, centro, cep.: 58.225-000 / Solânea (PB).

Parkinson

É uma doença neurológica que compromete os movimentos. Não se descobriu o que origina a doença, mas sabe-se que essa atua na degeneração e morte dos neurônios que produzem a dopamina no sistema nervoso central.

A perda de produção da dopamina provoca a perda da condução de neurotransmissores (as correntes nervosas) pelo corpo, que são responsáveis pela coordenação e controle de todos os movimentos que o organismo pode ter.

Dessa forma, a falta da dopamina no organismo causa cansaço, fraqueza, tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, dificuldade para se movimentar, alterações na fala e outros.

Focando a Notícia
Portal Bananeiras Online

2 comentários:

  1. ESSES BANCÁRIOS DEVERIAM TER MAIS
    RESPEITO COM OS IDOSOS.
    ISSO NÃO É SÓ EM SOLÂNEA, MAS EM TODAS PARTES DO BRASIL.

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  2. Não foi bem assim que a historia se deu, é exagero do neto desse "cliente", eu estava la e vi. Esse cara so quer midia, ja q é reportizinho de um site qualquer.

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