quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Energisa beneficia usuários com troca de lâmpadas e geladeiras

O programa, que existe desde 2005, já atendeu quase 80 mil consumidores de todos os municípios paraibanos.


Mais de quatro mil geladeiras substituídas em apenas um ano. Este é o saldo do projeto Energisa Comunidades que, no último trimestre de 2011, vai trocar mais 390 geladeiras de famílias moradoras de João Pessoa. A ação integra o projeto de eficiência energética da concessionária, que promove ainda a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas e a reforma de instalações elétricas nas residências.

O programa, que existe desde 2005, já atendeu quase 80 mil consumidores de todos os municípios paraibanos. Somente em 2011, as ações permitiram a distribuição gratuita de 82.861 lâmpadas e 4.128 geladeiras e ainda a execução de 3.793 reformas.

As famílias beneficiadas pela substituição de lâmpadas, como pela reforma das instalações e troca das geladeiras, são identificadas a partir de levantamento técnico, onde são considerados aspectos como as condições gerais da geladeira em uso, consumo médio e borracha de vedação da porta. Desde 2010, para ser beneficiado, o usuário de energia elétrica também precisa ser cadastrado na Tarifa Social, ou seja, pertencer à classe residencial de baixa renda, segundo critério estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com o gerente do projeto Energisa Comunidades, Hipolito López, as medidas podem representar uma economia de até 50% do consumo médio mensal de uma geladeira substituída e em até 85% do consumo médio mensal da lâmpada substituída. Ele ressalta, porém, que tão importante quanto a substituição dos equipamentos é a conscientização para o uso eficiente de energia, o qual é repassado através de palestras educativas. Todos os equipamentos substituídos são devidamente encaminhados para descarte e recebem o tratamento de acordo com as normas ambientais vigentes.

Até o fim do ano, a troca das geladeiras será realizadanas comunidades da Gameleira, Torre de Babel e Feirinha de Mangabeira, em João Pessoa.

Com ClickPB
Portal Bananeiras Online

Um comentário:

  1. Aqui em Bananeiras também poderia ter esse cadastro. Pois tem famílias carentes e com geladeiras e iluminação de alto consumo.

    ResponderExcluir

Os comentários são de propriedades de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Obrigado por comentar.
Portal Bananeiras Online